domingo, 26 de fevereiro de 2017

Livro A Peste


Nome: A Peste
Autor: Albert Camus
Editora: Delta
Edição/Ano: -- / 1969
Páginas: 290
R$: biblioteca da cidade
Skoob: www
Nota: 😻😻😻
Sinopse:
Romance que destaca a mudança na vida da cidade de Orã depois que ela é atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima sua população. Narrado pelo ponto de vista de um médico envolvido nos esforços para contes a doença, o texto de Albert Camus ressalta a solidariedade, a solidão, a morte e outros temas que auxiliam na compreensão dos dilemas do homem moderno.
Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Eu to lendo em câmera lenta, não sei se vou conseguir cumprir com os cinco livros desse mês de fevereiro, mas pelo menos este eu conseguir fazer a resenha no dia seguinte que terminei de ler. Encaixei A Peste apenas no Bingo Literário na categoria Drama. A estória começa com o médico Bernarno Rieux começando seu dia de trabalho e encontrando alguns ratos mortos pela cidade. A quantidade de ratos que vem a superfície para morrer aumenta a cada dia e assim como começou, parou. Logo depois as pessoas começam a ter sintomas de uma doença a muito conhecida que se acreditava "extinta", a Peste Bubônica. 

"A imprensa, tagarela no tempo dos ratos, agora se calava. Os ratos morrem em público; os homens, em casa - e os jornais só se ocupam da rua. A prefeitura e a câmara enfim despertaram. No princípio cada médico tinha conhecimento de dois ou três casos - e ninguém se mexia. Mas foi preciso fazer a soma, alarmante. Em poucos dias os casos mortais se multiplicaram, era evidente que se tratava de verdadeira epidemia."



O livro traz algumas histórias pessoais mas o que achei mais interessante foi ver como a cidade como um todo se comporta numa situação dessas. Como no trecho acima destacou, os jornais davam enfase no começo apenas aos ratos e toda a população também. Até mesmo no auge da epidemia, frequentavam  cinemas e teatros. Foi implantado toque de recolher, as entradas da cidade foram fechadas. Mesmo estrangeiros tem de ficar até a doença ir embora, sabe-se lá quando será isso. Correspondências foram suspensas até segunda ordem por receio de contaminar outras cidades.

Com o passar dos meses, foi criado um jornal apenas com notícias relacionadas a peste, incluindo numero de mortos por dia e novas medidas vindas das autoridades. A ajuda com mantimentos e material hospitalar chegava por céu e tudo ia se acabando. Os cafés e bares aumentavam os preços das bebidas alcoolicas. Para economizar combustível e luz elétrica, carros não eram mais permitidos e a noite as luzes de residencias eram apagadas e na rua os postes estavam com metade da luz habitual. Aos poucos as pessoas foram se acostumando com a peste e não se impressionavam mais com os números dos mortos, com os centros de quarentena super lotados e com o passar das ambulâncias indo buscar algum vizinho infectado.




"Restava-nos o telégrafo, apenas. Criaturas unidas pela inteligência, pelo coração e pela carne ficaram assim, reduzidas a alimentar essa união com as maiúsculas de mensagens de dez palavras. E, como rapidamente se esgotam as fórmulas usadas num telegrama, as longas vidas em comum, as paixões dolorosas, encerravam-se na troca de chavões: 'Estou bem, penso em ti, saudades.'"

Peguei este livro na biblioteca da cidade e só tinha esta edição, que é bem antiga. É uma edição especial dos ganhadores do prêmio Nobel de Literatura, e como Albert Camus foi o ganhador do prêmio do ano de 1957, sua obra foi pra essa coleção. Nesta edição, além da obra completa de A Peste, tem uma "breve" história do prêmio do ano de 57, o discurso de Recepção ao prêmio e mais vida e obra do autor. Como é antigo, não passou pelas ultimas atualizações da nossa língua e isso o tornou bem complicada a leitura: acentos e palavras extintas. É uma versão ilustrada da obra, e as ilustrações são muito lindas, feitas pelo Phellippe Fellmer.  Confere uma delas:



Eu adoro edições de capa dura mais antigas, tem detalhes que hoje se perderam. Olha que linda essa capa!


E vocês, já leram algum livro com epidemias? Esse foi meu segundo. O primeiro foi The Walking Dead. Já conheciam essa obra? Me contem nos comentários! Até a próxima o/

Acompanhe as redes sociais do blog:

25 comentários:

  1. A sua meta é atingir 5 livros em fevereiro? Fiquei até mal rs, a minha é ler um livro em cada mês. rs
    Eu amo livros e filmes de histórias verídicas, e esse livro da Peste eu nunca li, mas sei o pouco da história.
    A ilustração que você mostrou é incrível, que arquitetura bela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consegui cumprir a meta de janeiro que tbm foi 5, mas esse mês não rolou =/
      beijos

      Excluir
  2. Que legal sua resenha, não costumo ler muito livros :(
    Achei a proposta dele bem diferente, e já fui com a cara dele, desenhos etc.
    Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá na hora de começar a ler kkkk
      brincadeira!
      le quem quer^^
      beijos

      Excluir
  3. eu achei essa edição linda! deu uma vontade de cheirar ... kkkkkkkkk eu sei que é estranho, mas amo cheirar livros. confesso que enquanto lia a resenha fiquei pensando como seria viver algo assim sabe? uma doença dizimando conhecidos e desconhecidos, mudando coisas básicas da vida.. deve ser desesperador. Seu relato me fez perceber que o livro não trata do assunto de forma mórbida, e por isso fiquei bastante interessada. Vou seguir seu exemplo e procurar na biblioteca pública hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, não é nada mórbido, acaba sendo um pouco frio os relatos, mas é de boas!!!
      eu tbm adoro cheirar livros, novos e velhos^^

      beijos

      Excluir
  4. Não costumo não ler muitos livros! Mas vou começar a meta de ler um livro por mês acho que só vai fazer bem! Ler o seu tipo de resenha dá vontade de realmente ler livro e ler mais. Obrigada!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa! Nunca li nenhum livro de epidemias, quase nunca vejo resenhas sobre... Mas super me interessei nesse livro! A edição ta linda! Quero um pra mim <3
    Deve ser aquele livro que te prende do inicio ao fim né?! Amei demais! Vou procurar ele correndo! Será que encontro em sebos por aqui?
    Adorei o post! Bjuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que sim Julia, ele é "bem conhecido" hahahaha
      beijos

      Excluir
  6. Achei incrivel a capa do livro, porque as vezes o simples diz tudo. Adorei a temática do livro, por mais que não seja meu genero preferido. Adorei a indicação! :)

    ResponderExcluir
  7. Olha eu de novo aqui Nana \(^-^)/ achei ótima sua resenha. Também acho lindo livros de capa dura assim; os livros de antigamente são mais elegantes que os de hoje em dia <3 O livro parece realmente bom ,fiquei com vontade de lê-lo depois dessa sua resenha, vou ate procurar. A estória parece muito boa e curiosa *-* Espero que possa me fazer uma visitinha, se gostar do meu cantinho sinta-se convidada a segui-lo para não perder nenhuma das novidades que posto com muito carinho <3 és muito bem vinda. Beijocas!

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou da resenha Hilda!
      Se achar me conta o que achou de ler ele.
      Beijos

      Excluir
  8. Na escola, quando tinha aula de história, eu adorava estudar sobre a Peste Bubônica. Uma coisa estranha para se gostar, mas eu adorava as aulas e pesquisar mais sobre. Por isso, obviamente, fiquei curiosíssima para ler o livro (edição super legal, por sinal). <3 oh, e suas resenhas são sempre ótimas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada^^
      somos estranhas juntas então, eu adorava ver as representações dos quadros feitos da época da peste nos livros da escola. ficava um tempao vendo kkkkk
      beijos

      Excluir
  9. Cara, fiquei completamente encantada pela história!
    Sou muito impulsionada pela sinopse, se ela me cativa fico muito ansiosa pra ler a obra e essa realmente gostei! Acaba deixando a gente presa á ela, do inicio ao fim, né? E concordo completamente com vc, é raridade livro de literatura hoje em dia de capa dura, e são tão lindos! Amei o post e já estou ansiosa pra ler ele
    Super Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, algumas editoras estão investindo nisso, espero que todas adotem as capas duras!

      Excluir
  10. Amei a resenha. Falar sobre a peste bubônica foi uma ótima escolha, porque normalmente só ouvimos falar sobre nas aulas de história na escola.
    Muitos detalhes. ARRASOU!

    ResponderExcluir
  11. Menina, a primeira coisa pela qual me apaixonei foi a capa, logo de cara eu já pensei "livro antigo" rsrs e depois vc acabou confirmando a suspeita rs Gostei bastante da pegada do livro e imagino que conseguirei acompanhar bem, até pq já fiquei curiosa para lê-lo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha acho que sim^^
      só algumas palavras que não existem mais por ser antigo.

      Excluir
  12. Que livro maravilhoso é esse? Edição maravilhosa! Muito bem feita a sua resenha. Ainda não li a fundo sobre a Peste, mas quero muito ler o livro agora haha

    ResponderExcluir
  13. Amoo livros antigos ❤ minha avó tem vários! !! Ano TWD então acho que iria gostar deste!

    ResponderExcluir
  14. Amoo livros antigos ❤ minha avó tem vários! !! Ano TWD então acho que iria gostar deste!

    ResponderExcluir
  15. 5 livro em fevereiro? To passando vergonha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A ideia da capa ser antiga e genial né ? A primeira coisa que notei foi a capa e meio impossível não nota-la , não conhecia esse livro e pela resenha e algo que vale a pena . Primeira vez no seu blog e do com o ♥ cheio de alegria , você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou, fico contente mesmo!
      essas capas são sem graça, mas são lindas ao mesmo tempo kkkkk
      beijos

      Excluir