terça-feira, 23 de agosto de 2016

Resenha: Prisioneiros da Inquisição

Olá pessoas das internet, tudo bem com vocês? Como tudo de boas. Hoje seria um outro post, um dos milhares de inspiração pro beda lá do United Blogs, mas como estou cumprindo as metas do 40 coisas em 100 dias, vou resenhar um dos livros que terminei de ler: Prisioneiros da Inquisição. Não sei, mas acho que não deve ser comum alguém resenhar esse tipo de livro.


Nome: Prisioneiros da Inquisição
Autor: Frédéric Max
Editora: L&PM Editores
Ano: 1989, edição de 1991
Páginas: 302
Skoob: www
Sinopse: (não é bem sinopse, é o que diz na contra-capa, mas procurei por uma e não achei) "Permaneci por seis horas no cavalete, desde as quatro horas da tarde até às dez da noite, e durante esse tempo sofri três vezes sete torturas (…) Por fim, minha cabeça foi por eles levantada e meu corpo retirado do cavalete, a água saindo com ímpeto de minha boca. Então eles vestiram meu corpo trêmulo e frio, pois eu permanecera nu durante todo o tempo. Caí duas vezes em transe. Eles me refrescaram com um pouco de vinho e dois ovos quentes, não por caridade, mas para me preservar para outras punições. Se esses sofrimentos não fossem conhecidos como verídicos, poderia parecer, a muitos, incrível que um homem tão aniquilado pela fome e por crueldades extremas pudesse ter sobrevivido."
"A rara e penosa aventura de William Lithgow", trecho do livro Prisioneiros da Inquisição.
 Como o nome já diz, ele conta um pouco como foi na época da Inquisição - que em cada país, no caso reino, durou um período de tempo diferente -. O interessante do livro é que ele é dividido em partes:
Sobre a Inquisição, principalmente na Espanha e Portugal, onde ela foi mais rigorosa e durou por mais tempo;
Histórias reais de ex-prisioneiros. O autor juntou algumas histórias escritas e muitas vezes publicadas pelas próprias vítimas. Pessoas de muita coragem, pois quando o Santo Ofício libertava alguém, uma das exigência era que mantesse segredo sobre tudo que passara nas prisões, sob pena de 200 chibatadas e trabalhos nas Gales (navios da época). 
Dentro os escolhidos do autor, dois sofreram torturas (e ficaram com sequelas pra vida toda) e os outros (assim como esses dois) não podiam falar, gemer, sussurrar, ou seja, sem nenhum tipo de barulho, também sob pela de torturas. Tivemos a história de duas mulheres quaker (lembra aquele cara da aveia??? ele era um quaker. É uma vertente do protestantismo) muito corajosas!
E a terceira e ultima parte o autor cita e comenta alguns romances fictícios, principalmente da época da Inquisição, a maioria exagerados (não que tenha sido leve hahahha) e com elementos nunca relatados por pessoas que foram libertas.
Pra ser sincera a primeira parte do livro é muito massando, muitos nomes de pessoas e lugares, detalhes que fizeram a leitura ficar bem difícil e longa. Já a segunda e a ultima partes, o autor não participa muito, já que os relatos são tirados dos livros dos prisioneiros e dos livros de ficção. Acredito então que o autor de Prisioneiros da Inquisição que tenha uma escrita mais massando mesmo, já que o resto do livro fluiu bem.
Adoro livros históricos, principalmente de assuntos "proibidos" como a Inquisição, ao mesmo tempo gosto e fico com raiva de ficar sabendo do que o ser humano é capaz! 

Nem vou perguntar se alguém se interessou hahah só eu que gosto dessas coisas!!! Até a próxima o/


26 comentários:

  1. É muito bacana perceber essa diferença de gostos pessoais rs, não sou muito fã de histórias assim, mas de vez em quando o momento pede ♥ Eu gostei do enredo e de como analisou o livro, parece ser interessante. Quem sabe dou uma chance, não custa nada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A História é cruel mesmo. Gosto de livros sobre história que fico sabendo mais sobre a humanidade. Obrigada pelo comentário

      Excluir
  2. haha eu gosto dessa coisa, principalmente se já aconteceu. achei bem interessante.
    eu entrei nesse Skoob em pdf ainda não esta disponível se tive-se já ia ler.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Denise!
      Que pena que ainda não tem né, é meio difícil encontrar livros diferentes em PDF
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  3. Eu não curto muito livro desses gêneros, tenho medo kkkk, mas achei super bacana a ideia de resenha um livro que não e tão comum assim de ser ver resenha, achei a capa bem interessante. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, quase ninguém gosta de livros de história. Dá mais medo em saber que tudo ali é real!
      Pois é Graziela, por isso resolvi fazer resenha de livros de história tbm!
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  4. Ai, eu adoro ler esse tipo de coisa! Fico agoniada em saber que essas coisas aconteceram de verdade, casos de tortura e opressão assim, mas acho muito importante a gente ter pelo menos uma noção de como era pra não deixar que o mundo volte a ser dessa forma!
    (Na verdade em alguns lugares isso ainda acontece, né, o que torna esse tipo de leitura mais importante ainda!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah alguem tão doente quanto eu!!!
      É exatamente isso que penso Luly, beijos e obrigada por não me sentir tão sozinha no mundo hahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Nana! Adorei o post, achei sua resenha muito bem escrita! Só tenho uma sugestão a fazer, que tal no final de cada resenha você dar uma nota de 0/10 ou 0/5? Eu já vi diversas pessoas fazerem isso (com imagens de estrelas, por exemplo) e acho muito legal. haha

    Sobre o livro, creio que ele não faz muito o meu estilo. Mas parece ser muito interessante! A esse ponto (estou sem livros na minha estante e sem tempo e dinheiro para comprar mais), eu leria qualquer coisa. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhauahia pra quem é viciada qualquer coisa serve hehehe
      Sabe que já pensei nisso, mas não sei como classificar, quanto cada nota significa. Quando chegar a uma conclusão decido se faço com nota/ estrela ou não. Mas obrigada pela dica. Fiquei muito feliz em saber que tu achou bem feita minha resenha hehehe obrigada mesmo!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Que legal presenciar você cumprindo suas metas do projeto <3

    Ler histórias reais sobre casos/momentos sempre me parecem muito fascinantes. Confesso que não me senti muito envolvida com o livro porque não faz parte dos gêneros que costumo apreciar, mas a questão de sentir a carga do que tais pessoas vivenciaram sempre me comove. Fico triste um pouco em saber da realidade, me senti muito abalada quando pesquisei a fundo sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, por exemplo.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível mesmo, mas pra quem gosta de história como eu, tenho que deixar de lado isso é seguir em frente. Lendo esses livros me sinto feliz em saber que passamos por aquilo sabe?! Que sei que não vamos mais ter algo assim. As grandes guerras foram uma merda, mas estragaram tanto que por isso ainda não tivemos uma terceira, os governantes não querem aquilo de novo!
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  7. Olá Nana ♥ tudo bem?
    Desde a minha época do colégio, eu sou muito interessada em história. Muitos dizem que só é possível entender o nosso presente e projetar o nosso futuro, se conhecermos bem o passado, por isso eu sempre valorizei essa matéria, e tudo que pudesse completar, que pudesse nos ensinar. Sim, a maioria das histórias são tristes mesmo. É triste como você mesma disse, ver o que é capaz de fazer o ser humano. Nada deveria ter sido imposto, obrigado, sabe? Nossa sociedade, os países... tudo poderia ter sido tão diferente né? Tantas vidas poderiam ter sido poupadas, tantas pessoas poderiam ter sido felizes sendo quem eram, acreditando em seus ideais, tendo suas terras e famílias... enfim... é triste ver e constatar que muitos seres humanos não foram de fato humanos.

    É uma história forte, já pude perceber. Gostei da sua resenha, foi bem direta, sincera e bem explicada :) Beijos Nana, eu amo o seu blog! Continue assim, e eu desejo que você continue cumprindo suas metas e lendo mais e mais livros!

    www.senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "eu amo o seu blog" está no meu coraçãozinho derretido!!! To bem boba aqui^^
      É exatamente isso que penso, sei tanto sobre o ser humano pelo nosso passado... Me sinto meio psicóloga sabe huahauahauahau
      Que legal saber que tu tbm gosta de história, vou trazer mais resenhar de livros de história, adoro e é algo que não vejo pelos blogs.
      Fico feliz que tu tenha gostado da resenha. Detesto resenha grande, acho que fico sabendo demais hahahaha
      Beijos, amei seu comentário, vou dormir feliz hoje heheheh

      Excluir
    2. O "eu amo o seu blog" está no meu coraçãozinho derretido!!! To bem boba aqui^^
      É exatamente isso que penso, sei tanto sobre o ser humano pelo nosso passado... Me sinto meio psicóloga sabe huahauahauahau
      Que legal saber que tu tbm gosta de história, vou trazer mais resenhar de livros de história, adoro e é algo que não vejo pelos blogs.
      Fico feliz que tu tenha gostado da resenha. Detesto resenha grande, acho que fico sabendo demais hahahaha
      Beijos, amei seu comentário, vou dormir feliz hoje heheheh

      Excluir
  8. Gostei muito da sua resenha, e não é só você que gosta de livros nesse estilo, eu também gosto muito de livros assim! Mesmo que o começo seja um pouco cansativo, parece que vale a leitura sim!
    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Ou não... Me sinto meio doente mental gostando dessas coisas hahaha
      É bem chatinho sim o começo, mas depois flui bem!
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  9. O livro já me chama atenção pelo título. Amo livros sobre história e ainda mais sobre casos tão interessantes assim. Com certeza vou tentar ler esse livro. Gostei bastante da sua resenha. Que bom você compartilhar a indicação. bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lorena, com o tempo vou trazendo mais livros sobre História!
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  10. Eu até acho interessante o tema, mas meu estômago não é tão forte para torturas - me deixa muito angustiada e enojada, sabe, então eu evito.

    ResponderExcluir
  11. Realmente é bem diferente ver uma resenha desse tipo de livro, geralmente só vejo de ficção. De qualquer maneira, adorei a sua originalidade, e seu blog ganhou alguns pontinhos a mais só por causa disso. Mas sobre o livro, a capa é bem legal, mas não sei se leria, sempre me confundo com coisas assim, devido aos nomes e aos locais. Gostei muito da sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, muito obrigada!!!
      Essa é minha ideia com o blog, falar sobre o que gosto, não sobre o que querem ouvir. Acho esse o diferencial que todos deveriam ter!
      Que bom que gostou da resenha!!!
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  12. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro e pela resenha ele parece ser um pouco "pesado", diferente daqueles que costumo ler. Também não gosto de livros massantes, parece que você leu 500 páginas e só passou 10 (desculpe as vezes sou exagerada haha). Gosto daqueles livros mais curtinhos ou então histórias envolventes como os livros do Sidney Sheldon, Agatha Christie, ou a seleção do Alex Cross, você lê num piscar de olhos, conhece? Espero que você consiga alcançar sua meta, 40 em 100. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim. Livros de história são difíceis de serem curtinhos.
      Obrigada, eu tbm espero completar minhas metas heheh
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir