sábado, 18 de fevereiro de 2017

Livro A Fera em Mim


Autor: Serena Valentino
Editora: Universo dos Livros
Edição/Ano: -- / 2016
Páginas: 240
R$: uns R$ 20,00
Skoob: www
Nota: 😻😻😻
Sinopse: 
Conheça como tudo começou... Não importa qual versão da história você conhece, as perguntas que ficam são: como o príncipe se transformou da famosa Fera? Como ele conseguiu conquistar o frágil e inocente coração de uma das personagens mais amadas de todos os tempos? Pode o amor transformar alguém tão profundamente? A verdade é que as coisas nem sempre são como parecem.
Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Infelizmente estou super atrasada com as resenas de livros, mas pretendo melhorar isso até mês que vem. Este livro consegui encaixar nas categorias de Infância do Bingo Literário - assisti a todos os filmes da Disney quando criança (quem não?) -; Comprei em Promoção do TMLV; e Recomeço do Café com Blog - esta série da Serena Valentino conta os contos de fadas através do vilão e modifica o final, então pra mim não deixa de ser um recomeço. Assim como em A Mais Bela de Todas. a estória nos deixa a par de como era a vida do Príncipe antes de conhecer a Bela. Nele ficamos sabendo como foi toda a sua transformação e o por que da Rosa.

"Certa vez, quando ele ainda era - pelo menos ele pensava! - humano, passava a maior parte de seu tempo fora de casa, caçando feras selvagens nas florestas pro prazer e esporte. Mas quando ele mesmo se tornou algo a ser caçado, recolheu-se naqueles primeiros anos, nunca saindo da Ala Oeste, muito menos do castelo."



Passamos por sua infância e adolescência. Durante a narrativa, a autora sempre enfatiza a personalidade maldosa do Príncipe, o quanto ele é arrogante, grosseiro... de certa forma, malvado mesmo. Mas não consegui ver isso nele, falta informações pra isso. Por isso dei só três gatos ao livro; As pessoas ao seu redor são tratadas conforme um príncipe do século 19 as trataria, não vi nada de mais nisso. Acho que faltou a autora se transportar para a época do conto e moldar melhor a personalidade do personagem. Ele é como um príncipe qualquer, faz caçadas, não se mistura com seus súditos e não pode asar com uma moça sem realezas no sangue. Claro que justamente por ser assim, ele recebe o feitiço mais conhecido dos contos de fadas. Virar uma Fera! Só voltando a ser humano, caso conseguisse o beijo do amor verdadeiro.

No começo de sua transformação, nos primeiros meses, ele tentou, ficou noivo de uma princesa de outro reino, mas por seu temperamento agressivo, a pobre princesa não conseguiu amar o Príncipe. Chegando neste ponto da estória, percebi que pela a autora, todos os contos de fadas se ligam, as bruxas se conhecem, objetos mágicos que são de outro conto estão neste! Ele ficou muito mais interessante pra mim!!!

"Uma época na qual o príncipe era apenas um jovem arrogante, cheio de orgulho e pouco consciente de seu lugar no mundo. Que jovem príncipe não passara exatamente por essa situação? Como você acha que são os outros príncipes? São apenas homens encantadores aventurando-se para lá e para cá à procura de noivas dorminhocas para acordar com o beijo do amor verdadeiro? Você os admira como cavalheiros almofadinhas enquanto eles lutam contra dragões e derrotam madrastas assassinas? Talvez façam esse tipo de coisa sem um pingo de orgulho ou agressão? Em um instante estão abrindo caminho em meio a espinhos encantados assassinos só para achar o dragão cuspidor de fogo pronto para matar alguém, e no outro instante é esperado que eles dancem valsa com suas noivas em ternos de tons pastel e cintos dourados.
E o que têm a ver esses cintos, então? Horríveis!"



Outra coisa que pra mim merece uma atenção é os devaneios da Princesa Tulipa. Ela é uma moça típica do seu tempo, sem muita personalidade - e por isso mesmo que o Príncipe a escolheu como noiva para quebrar o feitiço -, mas o que ninguém sabe é o que se passa em seus pensamentos:

"(...)Ela imaginou seus futuros filhos brincando ali um dia, rindo e fazendo um jogo com os animais do labirinto. Que lugar adorável para crianças. Parou de sonhar acordada e seguiu as pétalas de rosa, passando por muitos animais bizarros, alguns que ela nem conhecia. Frequentemente se sentia inferior por ter nascido mulher, sem ter tutores como seu irmão tinha ou a liberdade para explorar o mundo. As mulheres conheciam o mundo através de seus pais, seus irmãos e, se tiverem sorte, seus maridos. Não parecia justo.
Ela foi feita para ser mulher - sabia como costurar, cantas, pintar aquarela e até tocar piano razoavelmente bem -, mas não conseguia falar o nome de todos os animais no que logo seria seu labirinto de cerca viva. Ela se sentia estúpida na maior parte do tempo e esperava que os outros não a vissem dessa forma, porém temia que acontecesse com frequência." 
Ele foi muito fácil de ler, super rapidinho. Li em dois dias acho. O que acharam da resenha de hoje? Já leram este? Me contem nos comentários! Gosta de contos de fadas? Tenho alguns posts sobre: resenha do A Mais Bela de Todas e a Psicanálise dos Contos de Fadas.

Acompanhe as redes sociais do blog:

14 comentários:

  1. Eu não leio muitos livros de contos de fadas, prefiro ver os filmes mesmo, me dá mais emoção huahua
    Gostava bastante da história da Bela e a Fera, e estou empolgada para ver a adaptação do cinema!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não. Tão falando tanto que quando saiu o trailer achei bem sem graça hahahahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Eu sou uma pessoa extremamente curiosa, tão curiosa que leio muitas vezes a última página do livro...rs
    Quando você disse que vamos saber o motivo da rosa, já tiver vontade de te mandar uma mensagem perguntando a resposta hahahahaha. Mas daí depois você escreve sobre como ela escreve sobre o príncipe, quase sem profundidade ou sem nenhuma profundidade...daí já fiquei meio assim. Mas como a Bela e a Fera é e sempre foi meu desenho preferido, no fim das contas, já vou por ele na minha pequena lista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk se quiser saber eu conto! Não me importo com spoiler, tanto em saber quanto falar.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu super quero ler esses e sabe que é porque amo contos de fadas e suas reinvenções, né?! kkk
    A história pareceu legal, com alguns aspectos interessantes, eu sempre achei a história da transformação da Fera a coisa mais mal contada de toda a existência kkkk E, mesmo gostando da história, sempre achei que faltava algo e, por isso, nunca foi dos meus mais favoritos contos.
    Acho que um dos problemas em se recontar uma história assim é justamente conseguir ver a questão da época, como você disse, a autora quis fazer com que o príncipe parecesse mau, mas não conseguiu mostrar nada fora do que a época exigia.
    Já recebi crítica de uma das minhas histórias porque a pessoa disse que tal coisa foi injusta. Gente, olha a época, injustiça tem até hoje e, em se tratando de plebeus e realeza, nem tem dúvidas de que há sobreposição de valores e desejos...
    Adorei a resenha, esse e os outros dessa linha (não sei se são da mesma autora) estão na lista enorme de desejos literários!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que eu tenho são dá mesma autora.
      Que bom que gostou rê. Fico contenta hahahahaha
      Ninguém sabe nada de história, por isso ficam irritados com essas coisas e não percebem os furos.
      Beijos

      Excluir
  4. já vi varios livros dessa autora, mas ainda nao li nenhum. adoro essas novas historias baseadas nos contos de fadas. acho legal esses novos livros pois quebra com o paradigma de que todo mundo é feliz pra sempre, eles mostram o outro lado dos principes/princesas/viloes. adorei saber um pouco mais sobre a "fera", a historia da bela e a fera é uma das que mais gosto. irei procurar o livro pra ler
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso ai.
      esse é o segundo que leio dela e tem o felizes para sempre, a questao é que descobrimos sobre os vilões e como se tornaram assim!

      beijos

      Excluir
  5. Quando vi esse livro fiquei curiosa, mas agora lendo sua resenha eu fiquei meio decepcionada sabe. Acho que eu esperava mais da história, não sei algo que fizesse a diferença, ainda mais que esse é uma das minhas histórias favoritas.

    Estou curiosa pelo novo lançamento que da Novo Século que também pretende abordar o tema, algo como a mãe da Bela enfeitiçando a Fera.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, vi esse lançamento tbm. estamos no aguardo!

      Excluir
  6. Apesar dos pequenos pontos negativos que você citou, eu realmente gostaria muito de ler o livro. Gosto quando alguém dá outra versão para a história, tanto que eu adorei Malévola, e o meu livro favorito é uma releitura de Alice no País das Maravilhas, hehe. Oh, e eu também amo contos de fadas!

    Bela e Fera é um dos meus contos preferidos (vai ver o filme?!), então acho que eu ia, pelo menos, gostar da história :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao vou ver no cinema. tao falando tanto desse filme que quando saiu o trailer achei tao sem graça... vou esperar pra ber em casa mesmo!

      adoro malevola!
      beijos

      Excluir
  7. enteeeee, quero muito ler esse livro, eu simplesmente amooo conto de fadas e principalmente quando é a visão do vilão pois eu sempre tendo entender o lado deles, afinal no fundo todos comentem erro, né mesmo??
    Amei tua resenha, acho que ficou calro o que o livro proponhe ♡
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar desse livro mas sempre prioriza outros, mas com a sua resenha realmente fiquei com mais vontade de ler, adoro versões alternativas dos contos de fada, acho muito legal ter uma outra perspectiva da história clássica. Adorei!! bjs

    ResponderExcluir