sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Entrevista com a Autora Renata Borges




Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? O ano de 2017 começou bem para o blog. Fechei acordo com minha primeira autora parceira. Não disse pra ela por que fiquei com vergonha e me sinto muito idiota por isso, mas fiquei pulando de alegria, bem retardada mesmo, depois fiquei bem orgulhosa hahaha O ruim é que agora ela vai saber huahahau Sei que vai entender, é um amor de pessoa!

Seu nome é Renata Borges e também tem um blogm o Retipatia. Ela faz muita resenha literária e também disponibiliza seus livros/contos lá e no Wattpad. Gosto muito do blog e por isso está nos meus "recomendados" a um tempo. Pra gente se conhecer melhor, e vocês também conhecerem ela, fiz algumas perguntinhas. Leiam com amor e carinho!

1 - Faça uma breve apresentação. Conte o que gosta de fazer, livros/autores, filmes preferidos.
Sou a Renata, mas pode chamar de Rê. Escrever é como sinônimo de viver e, é uma das minhas coisas favoritas de se fazer (dormir e comer também encabeçam a lista! ehehe).
Também amo ler e ouvir música (inclusive simultaneamente) e, uma máxima serve para ambos: não tenho muitos favoritos, gosto de obras específicas e de músicas específicas e também não tenho um gênero muito favorito. Sou movida a música, gosto de ouvir até quando escrevo, para dormir, etc, etc...
De leituras, apesar de o maior volume de leituras ser fantasia e romance não diria que são, necessariamente, os favoritos. Acho que, em parte, é porque são os gêneros que mais escrevo, com uma boa pitada de drama, devo dizer.
Sou cinéfila assumida, e gosto desde blockbusters até clássicos, quase todos os tipos mesmo e, uma das paixões cinematográficas (e também literária) é O Senhor dos Anéis.

2 - Qual(is) livro(s) ou autor(es) te fez gostar de ler?
Eu engatei mesmo como uma leitora ávida e mais assídua quando li a quadrilogia de As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley. Gosto dos livros até hoje e comecei a relê-los no ano passado.

3 - Fale um pouquinho sobre o blog e o que mais gosta de abordar por lá.
Retipatia é a junção de 'Rê' com 'antipatia', que já diz um pouco sobre minha personalidade, e foi criado originalmente como o nome da minha conta do Instagram.
Quando pensei em criar um blog para compartilhar minhas impressões das coisas favoritas em minha vida, o nome se tornou muito óbvio, por ser algo que não existia em qualquer outro lugar. Sério, é só Googlar 'retipatia', ou você encontrará alguma de minhas redes sociais ou o Google perguntará se você quis dizer 'retinoplastia'...
O blog foi inaugurado em abril do ano passado, e, com o tempo, consegui definir melhor o que queria para o espaço. Hoje posso dizer que é uma mistura de blog literário, com resenhas das minhas leituras e um espaço para que eu divulgue textos autorais e, mesmo falando esporadicamente de algumas outras coisas, como alguns filmes, compartilhar meus textos e resenhas ainda são os assuntos favoritos.

4 - O que te levou a ter um blog e divulgar seus livros lá?

Bem, o Retipatia surgiu como um incentivo à escrita. E, pareceu necessário que eu escrevesse algumas de minhas histórias e compartilhasse no blog. Ainda assim, o protótipo de 'livro' que tenho escrito não foi compartilhado lá no blog. Quero publicá-lo como um livro mesmo e, publicar a história antes no blog, por enquanto, não é algo que pensei a respeito.
Mas, um dos projetos de escrita que tenho no blog é o 'Recontando Contos de Fadas', (sim, o prefixo 're' está em quase tudo lá no blog... rs E, no caso, funciona de duas maneiras), em que reescrevo de uma maneira que segue mais o nível 'young adult' os contos de fadas conhecidos.


5 - Fale um pouco sobre seus livros e se já tem algo em mente para os próximos.

Levando em conta os contos de fadas, eu já escrevi três, que estão no blog: Cinderella, Aurora e Scarlet - A Garota da Capa Escarlate.
Cinderella foi o ponto de partida, que surgiu com a ideia do Creative Writing Prompts, que dá ideia de reescrever o conto de fadas da princesa, a partir do ponto em que o sapatinho é experimentado nas irmãs, fazendo com que ele sirva em uma delas. Eu peguei essa parte da ideia, mas reescrevi toda a história.
E daí eu resolvi reescrever outros contos de fadas, Aurora veio logo em seguida, com uma nova versão da história da Bela Adormecida. Depois, com a sugestão de uma leitora, que desejava ver a vida de alguém que não fosse da realeza, foi sugerida a história da Chapeuzinho Vermelho. E, disso, nasceu Scarlet - A Garota da Capa Escarlate.
Claro que já estou trabalhando em um novo conto e, será a vez de Branca de Neve! Muita empolgação para essa história!


6 - Quais suas inspirações pra escrever?

Pode parecer clichê, mas praticamente tudo me inspira, é um momento, um sentimento, uma pessoa, uma música, algo que eu leio ou assisto.



7 - Redes sociais ;)

Adicionem ela nas redes sociais! As fotos dela são lindas e autorais! Aproveitando, ontem foi o dia do repórter e nem sabia disso. Essa postagem também faz parte da BC do grupo Interative-se! Entrem lá e se divirtam, o grupo é muito amorzinho hahaha Parabéns a todos os repórteres! E vocês, conheciam a Rê? Logo, logo trago resenha dos livros dela^^ Até a próxima o/


Acompanhe as redes sociais do blog:

2 comentários:

  1. Tu é a gótica trevosa mais chuchu que eu conheço Nana!!! ahahaha
    "Não disse pra ela por que fiquei com vergonha e me sinto muito idiota por isso, mas fiquei pulando de alegria, bem retardada mesmo, depois fiquei bem orgulhosa hahaha O ruim é que agora ela vai saber huahahau" Eu morri de rir e fiquei mega feliz por você topar e mais feliz agora em saber sua reação!!! <3
    Apenas vibes boas pra esse 2017 para gente!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir