sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Quando entrei pra Blogsfera

Quero deixar claro que salvei as imagens no meu pc, pois são antigas e não queria perder elas, ok?! Vou citar todos os envolvidos ao longo do post!
 Olá a todos da blogsfera. Tudo bem? Espero que sim. Quando vi no grupo United blogs o assunto "conte sua história com o blog" no post com temas pro beda, na hora decidi por contar como tudo começou! Entrei pra esse mundo por volta de 2004/2005. O ano de 2004 foi o melhor ano da minha vida, muita coisa marcante aconteceu naquele ano, uma delas foi conhecer metal, que contei no post Tem uma Roqueira em Mim e a outra entrar pra esse mundo. Foi a mesma menina que me emprestou o cd dela com musicas do Within Temptation aos blogs. Ela tinha um e disse que era muito legal, caí no papo dela e fiz um também. Acho que fiz primeiro no zip.net por que o dela também era lá, mas não sei por que migrei pro Weblogger, alguém lembra dele? Lembro que um dia também tentei influenciar outras garotas pra esse mundo, mostrei o weblogger pra ela numa lan-house hahaha O nome do blog eu não lembro, mas o url era nana nanuxa (sim, nanuxa).



Alguém mais teve weblogger? Depois eu sei que fui pro zip.net e fiquei, não sei por quanto tempo e também não sei que blog eu tive lá. Com relação a nomes, o primeiro blog que tive com nome legal e esse foi dos que durou (os próximos serão os que duraram ok?!) foi o Lona Hui, é elfico e em português significa Noite Escura. Confesso que quando tive a ideia de fazer esse post fui atras de imagens e também atras de sites com traduções do élfico, mas não encontrei nenhum que me desce a tradução dessas palavras, mas na época, lá por 2006, foi assim que cheguei nesse nome, achei um site com palavras em élfico e juntei "noite" com "escura", bem simples. Me senti muito original e criativa, mais dark impossível né?! Hoje seria gótica suave, mas naquele tempo isso não existia (ainda bem)!
Nessa época eu já fazia meus próprios templates. As imagens sempre era eu que editava. Na verdade nem lembro de usar template free, claro que aquele do weblogger eu usava free, mas eu só lembro o visual dos meus blogs apartir do Lona Hui. E já era personalizado, chique né?! Mas não sabiam o trabalho que dava, eu fazia o paint mesmo, pegava alguma imagem, de preferencia wallpaper e colocava as colunas e o nome do blog, pronto hahaha mas naquele tempo eu não sabia salvar em .jpg, salvava em arquivo do paint mesmo, e era uma bosta!!! embaçava toda a imagem, ficava bem cagada mesmo, então sempre pedia pra algum amigo virtual entendido dos paranaues das imagens hospedar pra mim em .jpg. Com o tempo, nem sei quando, comecei a usar um editor, e uso o mesmo até hoje (mentira, por que na necessidade baixei o photofiltre e to gostando, inclusive foi com ele que editei o template atual) que é o photoplus que baixei no Baixaki, de graça, nada haqueado!!!  Não é um photoshop, mas é muito, mas muito mais fácil de usar, recomendo!
Mesmo sempre usando templates personalizados, passava toda semana nos template shops mais badalados da época, o Templates By Maximos, o By Marina (ela ainda tem blog), By Lunatica, a me lembrou do Drikoti com inúmeros gifs e também os calendários, o Evelyn's Place (quando descobri que ela é a Evelyn do canal é do babado quase surtei, fui correndo conhecer o canal hahah) com centenas de ícones, plaquinhas, relógios (pra quê me diz, ter um relógio no blog??? mas a gente tinha). Tempos bons que não voltam mais!! Lembro que o By Maximus tinha centenas de templates, eram várias páginas, como dá pra ver aqui embaixo, acho que umas 20 ou até mais, com por volta de 10 ou 20 templates por página! Pra quem não conheceu os template shops fofos/cutes e meigos. eu achei esse blog, a menina fez um compilado com templates, plaquinhas e afins de vários desses sites e disponibiliza lá, claro que muitos não dá pra ver, já que as imagens perderam a hospedagem, mas dá pra ter uma ideia do que era!



Sabem por que comecei a fazer templates eu mesma? Por que nenhum desses sites me representava, sou dark/gótica/roqueira/metaleira/das trevas 666 from hell! Até tinha alguns layouts mais dark, mas só isso, NUNCA usaria essa plaquinha que coloquei ai encima, nem hoje, por que não sou assim. Até as dolls que eu fazia, alguém lembra delas? Todas eram do mal e usavam espartilhos!!! Com o tempo fui entrando no meio dos blogs e conhecendo blogs e sites para blogs com conteúdo dark e me encontrei, me senti representada. Mas aí já era tarde eu já fazia minhas imagens, não iria regredir (hauhaua) e usar algo feito por outra pessoa não é mesmo?! Os principais era o Nocturna.net e o Metal-Goth e o Damas de Preto, eram maravilhosos! Cada coisa mais linda que a outra. Cada atualização era uma alegria. Infelizmente não consegui achar nenhum print deles e nem templates. Achei dois que acho que era do by maximus ou by marina, os voltados pro publico dark/gótico eram infinitamente melhor em qualidade, mas coloquei pra ilustrar ok?! Esses sites tinham tudo o que os outros tinham, plaquinhas, relógios, calendários, ícones e é claro, templates, só que tudo dark/gótico/666 from hell. Vocês não tem noção a saudade que tenho de me sentir representada nesse meio da blogsfera, de ver coisas sombrias e darks. Que saudade!!!






Essa última plaquinha já usei em posts! Mas continuando com meus blogs: depois do Lona Hui veio o Sweet Pain (meu namorado dá época terminou comigo, e por isso o nome) e acho que ai já era no blogger e nunca mais saí. Nesse eu fiquei bastante tempo, mas sabe aquelas pessoas que quando alguma reviravolta na vida acontece, ou ela tá desanimada com algo ela muda de visual? Eu mudava de blog. Criei o Mon Modele, é em francês e significa Meu Modelo. Não sei por que quis mudar de blog, mas fiz, e o Mon Modele me serviu por pouco tempo, alguns meses, então criei o último antes de abandonar de vez a blosfera por muitos anos, o Un Denier Soupir, também em francês e significa Um Ultimo Suspiro, que na verdade veio da musica One Last Breath da Creed, gosto muito dessa musica. Tenho poucas imagens dos layout que fazia, dos antigões se perderam, os últimos do Un Denier Soupir sobreviveram graças a minha conta no Photobuket, esse, provavelmente é o único template do Mon Modele que sobrou, por que não reutilizei a o blog pra outra coisa. Esse foi meu grande erro, reutilizar o blog pra outra coisa, se não todos ainda estariam no ar! Como eu ia saber né?!


Ah, vai dizer que não era bonitinho?! Acho que saí dos blogs por volta de 2008 e em 2012 voltei, mas não durou muito, teve uns 4 posts só. Fiquei bem desanimada por que não encontrei ninguém das antigas e isso me deixou muito pra baixo, mesmo eu escrevendo pra mim, não queria ficar sozinha sabe?! Ai parei. Esse ano, 2016 a vontade de bloggar voltou com tudo e eu queria levar mesmo a serio, até divulgar o blog, então pensei: deve ter algum grupo no face só pra divulgar e foi quando conheci os grupos de interação e com eles o beda. Muito obrigada grupos, principalmente ao United que é o amor em forma de grupo!
Durante minha pesquisa encontrei alguns blogs que também fizeram post assim: Parolar, Borboletando e Nathalia com H. Vocês foram de grande ajuda na pesquisa! Outra coisa que me ajudou muito a lembrar dos blogs, principalmente dos do weblogger foi pelo site Internet Archive encontrei vários dos meus blogs. Se tu lembra o nome dele ou as palavras da url, ele acha. Utilizem e se divirtam achando seus antigos blogs!
Tem bastante coisa que não contei aqui, como os concursos, awards e condomínios, alguém lembra?! Tô pensando em fazer uma segunda parte falando só sobre isso, o que acham? Me contem: como eram seus blogs antes? Foi ótimo fazer esse post e toda a pesquisa foi bem melancólica. Até a próxima o/



8 comentários:

  1. Eu me vi em vários momentos do seu post, foi uma DELÍCIA ler isso tudo!
    O Archive é um site que meu salvou quando resolvi republicar meu blog... Ele começou no Weblogger, depois foi pro Blogger Brasil até enfim ficar "firme" no Wordpress, então para recuperar todos os posts desde 2004 usei ele. Nossa, como é gostava ver o blog do nosso de 10 anos atrás, ver o tanto que mudou e o tanto que continua igual, né?
    Antes de ter o Sweet Luly tive outros blogs e neles eu usava templates free. Passava o dia inteiro no Maximus e ia anotando em quais páginas estavam os favoritos! E lembro que conhecia um desses template shops que SÓ TINHA uns mais góticos, acho que na época você ia ficar apaixonada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ia adorar, talvez eu tenha conhecido e não lembramos o nome hauahauha
      que bom que gostou do post, foi otimo fazer!!
      beijos

      Excluir
  2. 100% momento nostalgia seu post, amei demais! Eu também tive blogs nos 2000 e poucos e todos não passavam de diários pessoais, mas diferentemente do seu estilo gótico, era tudo com muito glitter, muito cor de rosa, muito frufru, muito brilho, muitas 'plakinhas', relógios, banners tudo da Legally Blonde, gêmeas Olsen, Britney Spears (devo ter tido uns trocentos layouts dela). Eu também comecei usando By Marina, By Maxymus e outros que você citou que bombavam super na época e depois acabei começando a fazer os meus próprios. E os nomes eram ridículos, tipo Rê Woods, Irresistible Atraction, Fashion Suicide (na época que vi o filme De Repende 30... kkkk).
    Mas era muito divertido, de fato! E tô vendo que você também tem 27! Por isso as coincidências das memórias!!!
    Eu voltei a bloggar somente neste ano, no mês de abril quando criei o Retipatia, mas ele só não tem plaquinas brilhosas porque hoje a gente não acha isso em abundância para usar, porque são tão nostálgica e adoro um glitter que era capaz de ter. Minha evolução foi do gênero: 'a lot of pink kisses' no fim do post para o atual 'xoxo'... kkkkk
    Ah, e super apoio a parte dois da postagem, eu adorava participar dos concursos, das Comunidades (criei várias, inclusive!!! kkk Lembro que uma se chamava Sou Uma Diva, por causa das propagandas em massa do sabonete Lux com o slogan 'Sou Uma Diva' e tinha também 'Mulheres Perfeitas', depois que vi o filme que foi estrelado pela Nicole Kidman kkkk Só doidera!).
    Deixou a noite mais leve! Valeu pelo post!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah que bom!! vou fazer sim então!! não sei se tu entrou no site que comentei que a guria compilou os templates, de não, dá uma olhada lá, vai adorar, ela colocou todos os templates que tu gosta lá hauhauahahua
      eu adorava os efeitos nas imagens dos templates fofos, queria muito isso dos darks, mas não sabia fazer =/
      pra ser sincera, to criando coragem pra fazer um layout preto pro blog, seria bem mais a minha cara!!! quem sabe assim tu também cria coragem e faz um mais da antiga haha
      beijos, amei o comentário!

      Excluir
  3. Oi Nana, tudo bem? Omg que post mais nostálgico rs Eu participava do Rotaroots e eles sempre comentavam o quanto era bom blogar nessa época, os posts eram mais sinceros, tinha menos concorrência, as pessoas escreviam porque gostavam, sem contar os layouts que eram completamente diferente do que é hoje. Eu entrei na blogosfera já em 2011, a primeira blogueira que conheci foi a Thassia, lembro até hoje que visitava o blog dela todo dia rs Mas eu não ligava muito pra postar, escrevia só quando tinha inspiração ou vontade haha as vezes ficava três semanas, um mês, sem postar nadinha. Mas uma coisa que me marcou muito era a força que as blogueiras davam umas para as outras, em pouco tempo eu tinha quase 2000 seguidores no blogger, e olha que nem me esforçava tanto. Hoje é tão diferente, os valores mudaram, o blog virou profissão, e as pessoas já não agem da mesma forma. Será que um dia pode voltar ao que era antes? Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa época eu já não sei, não tava mais na blogsfera, nem sei quem é Thassia hahaha mas posso dizer que nos anos 2000 era isso ainda. A gente escrevia quando queria, não tinha cobrança, só nossa, por ficar sem postar hehehe
      A gente podia ser nós mesmos, era bem, mas bem diferente! Sinto muita falta!!!!
      Acho que tu ia te identificar com a blogsfera dos anos 2000, beijos

      Excluir
  4. Caraaaaaaaaaaaaaaamba, que nostalgia!
    Existia tantos templates lindos, lindos, lindos... como eu amava ficar trocando ahahhaha!
    Acho que qlqr hora vou escrever minha história com o weblogger tb!

    ResponderExcluir