quinta-feira, 20 de abril de 2017

BEDA #20 Livro Frankenstein



Nome: Frankenstein ou o Prometeu Moderno
Autora: Mary Shelley
Editora: Ática
Ano: 1818/2001
Skoob: www
Nota: 😻😻😻

Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Eu estou bem contente com o blog nesses dias de beda, não tenho tido tempo para divulgação e mesmo assim os números estão ótimos, espero que continue assim! Além disse, estou adiantando muito as leituras, estou na metade do último livro deste mês, com isso poderei retomar os atrasados que já somam 3. Mas vamos ao que interessa, este é o mês dos clássicos aqui no blog, teremos ainda Harry Potter e O Grande Gatsby (estou lendo), consegui encaixar o tio Frank na categoria Terror do desafio literário Clube do Livro.

"O sono me fugia; eu vagava como um espírito maligno, pois perpetrara atos cuja maldade ia além da mais horrível das descrições, e outros mais, muitos outros mais (eu tinha certeza disso) estavam por vir."
O livro começa com cartas do cientista Robert Walton a sua irmã que está na Inglaterra. Nela, ele conta suas aventuras indo em direção ao Polo Norte. Seu maior desejo é ir onde nenhum outro homem jamais foi. Para isso, compra um navio e contrata uma equipe de marinheiros que o levarão até lá. Num dado momento, já no deserto e gelo, a tripulação avista um homem e seu trenó destruído, aparentemente perdido no meio daquele deserto de gelo. Tentam resgatá-lo, mas ele só aceita subir a bordo se o navio fosse ainda mais para o norte. Agora, a expedição ao Polo Norte tem mais um cientista, Viktor Frankenstein.



Passados alguns dias se recuperando, Robert o informa por que está indo tão longe, indignado, Viktor começa a contar sua história e quer que ela sirva de exemplo para que Robert não passe dos limites da ciência. Ele, absorto pelo conhecimento, descobre como criar vida, se entrega sem ética a ciência e cria o monstro, e sem nenhum senso de responsabilidade o abandona a própria sorte, quando seu experimento está de fato vivo. O deixa desemparado num mundo que ele desconhece tudo, não sabe falar, ler, não conhece de onde vem os sentimentos e com uma aparência que assusta a todos. As o veem e a primeira coisa que fazem é atirar pedras contra o monstro, e o coitado sem nada o porque!

"- Eu esperava essa recepção - disse o demônio. - Todo ser humano odeia os desgraçados; só posso então ser muito odiado, sendo a mais desgraçada das criaturas vivas! E, no entanto, você, meu criador, me detesta e rejeita, a sua criatura, à qual está ligado por laços que só a morte de um dos dois pode dissolver." 
clássicos do teatro e cinema

ilustração de quando Viktor é encontrado
passantes apedrejando o monstro 

Viktor criando a Noiva
a vingança do monstro

Anos depois, os dois se reencontram, o monstro relata sua história até aquele momento e suplica para que seu pedido seja atendido. Se Frankenstein lhe fizer uma fêmea de mesma espécie que ele, ambos ficarão escondidas da humanidade. O monstro está cansado da hostilidade dos humanos para com ele e a solidão é dura! Viktor, depois de muito reclamar, resolve atender o pedido. Confesso que achava que a parte da "Noiva do Frank" era coisa de cinema. Muito freak show, mas não, é real! A partir daqui começam as desventuras em série dos dois. Depois do Viktor (desculpa o termo) cagar pro Frank MAIS UMA VEZ, destruindo a "noiva" na frente do coitado, ele jura vingança! Promete que estará com ele em sua lua de mel. 

"Era, de fato, uma atividade repugnante a minha. Durante minha primeira experiência, uma espécie de entusiasmo frenético me impedira de enxergar o horror todo do que fazia; minha mente estava tão inteiramente fixa na consecução de meu trabalho que meu olhos ficaram cegos ao horror de meus procedimentos. Mas agora era a sangue frio que eu me dedicava a ele, e meu coração com frequência se repugnava com o trabalho de minhas mãos."
Gostei muito do livro, só que ele é mais um diário de viagens e de lamentos que qualquer outra coisa. Durante sua vida adulta, Viktor passa por vários lugares e nos conta cm detalhes as viagens. Ele nasceu em Genebra (Suíça), estudou em Ingolstadt (Alemanha) e criou o monstro, depois de muito anos voltou pra Genebra, lá ele saiu pra passear pelos Alpes e contou tudo, falou da neve, das árvores e também do reencontro com sua criação. Pra fazer "a noiva" decidiu ir pra Inglaterra, contou todas as peripécias da viagem, os dias que passou em Oxford antes de chegar a Londres... Depois, a volta pra Genebra e sua perseguição ao monstro até o Polo Norte (onde foi encontrado pelo Robert). Temos também a história do Frank (sim, chamo o monstro de Frank), que de Ingolstadt foi a pé pra Genebra! É um pouco cansativo, por que tu quer saber das coisas e eles ficam falando do rio, dos pássaros... hauhuahua

"'O caminho de minha partida estava desimpedido', e não haveria ninguém para lamentar minha desaparição. Minha aparência era hedionda, minha estatura gigantesca. O que isso significava? Quem era eu? O que eu era? Donde vim? Qual o meu destino? Essas questões eram recorrentes, mas eu não tinha como respondê-las."
Mesmo sendo um livro de 200 anos (ano que vem ele faz niver \o/), ele é super leve e de fácil entendimento, não tem aquele palavreado tão rebuscado e por isso a leitura é rápida e agradável, sem contar que conhecemos vários lugares hahaha Dou nota três pela "enrolação", a tia Mary pudia ter diminuído umas boas páginas! A edição que tinha na biblioteca aqui da cidade é da coleção Eu Leio, traz ao final uma história da obra, as adaptações mais conhecidas, tanto pro teatro quanto pro cinema. Admito que vi poucos filmes do Frank e pretendo ver os clássicos! Inclusive, aquele Frank com os pregos na cabeça é pura invenção do cinema, em nenhum momento se fala algo sobre sua aparência, só no final que diz que a pele dele parecia com de múmias (????) ou então como foi criado! Olha que louco, na verdade, a aparência dele é de qualquer coisa, está tudo na nossa imaginação!!!



Essa foi a resenha de hoje, espero que tenham gostado e que não se cansaram com esse post enorme hahaha Não consegui que ficasse menor =/ Nem estou acreditando que estamos nos últimos dez dias de beda, acho que por isso estou me passando nas palavras! Essa semana espero conseguir trazer a resenha de Harry Potter e o Enigma do Príncipe! Até a próxima o/ 




Acompanhe as redes sociais do blog:
Facebook - Instagram

Café com Blog

10 comentários:

  1. Eu sempre ouvi e vi referências sobre o Frank, mas achava que Frank era o monstro e na realidade é o médico!

    :O

    Agora eu quero ler o livro para conhecer a história que eu achava que conhecia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coitado do monstro foi deixado a Deus dará, ele virou o reflexo da sociedade que o moldou!
      E o Viktor é simplesmente um amarelão, caiu fora quando a coisa ficou feia kkkkk

      Obrigada pelo comentário, beijos

      Excluir
  2. Eu sempre quis ler algo sobre o Frankenstein, irei buscar me informar mais sobre os livros que envolva histórias dele. Adorei!

    Um cheiro!

    ResponderExcluir
  3. Eu to doida pra ler esse livro, apesar de já saber da história, eu nunca li. Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  4. Se amei a resenha? Claro que amei!! E quem ama não liga se vai ler textão ou não, além do que não dá pra falar do Tio Frank em poucas linhas, né? hahaha Pois é, pra mim ele também é Frank, e de toda a história é o único que tem a cabeça no lugar, pq sim, por mais que eu ame o Victor e que ele seja minha alma gêmea na literatura, eu reconheço que ele pode ser um pé no saco quando quer! XD Tava até pensando em reler o livro esse ano, mas ainda não sei bem quando, então tenho que me programar. Mas sobre a obra: tu viu os filmes antigos? São amorzinho, os dois, mas em questão de enredo o da Noiva é superior, na minha opinião, e o que é engraçado é que antes de ler o livro também achava que falava alguma coisa sobre o processo de criação do monstro ou dos pregos e tudo mais, mas não! :O Ah, quanto à enrolação na narrativa, realmente, teve umas páginas que foram meio desnecessárias, e deve ser por isso que muita gente cansa e desiste, só que tem aquela coisa toda do drama, do Ultrarromantismo, né, então já viu hahahaha
    Enfim, amei a resenha e ela salvou meu dia <3
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E teu comentário salvou meu dia kkkkk
      Não, o Viktor é um babaca! .... *vishhhh*

      Aaaaah... Não sou a única que chama essa gente se tio/tia, isso é ótimo kkkk

      Beijos

      Excluir
  5. Eu juro que um dia vou ler Frankenstein. Era leitura obrigatória no primeiro, mas eu fiz a mesma coisa que fiz com todas as leituras obrigatórias: não li haha. Como eu passei de literatura? Não sei o.O

    Não sei se você já viu a edição que a DarkSide lançou recentemente, mas ela anima qualquer um para lê-lo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahauahauauaua boa pergunta!!!
      Não vi por dentro, mas todas as edições dá Darkside são lindas!!!!

      Beijos

      Excluir
  6. Muito legal a resenha sobre o livro. Conheço a história parcialmente, mas o livro nunca li e não conhecia alguns detalhes. "O cientista e o monstro."

    ResponderExcluir
  7. A gente conhece a história muito por cima, não vi até hoje ninguém que tenha feito uma resenha sobre a história, mas eu amei!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir