terça-feira, 14 de março de 2017

Livro O Alienista


Nome: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Edição/Ano: -- / 2007
Páginas: 112
R$: biblioteca da cidade
Skoob: www
Nota: 😻😻
Sinopse:
Quem é louco? Esta é a questão proposta neste livro. Nessa narrativa, Machado de Assis conta a história do eminente doutor Simão Bacamarte. Dedicado estudioso da mente humana, o médico decide construir a "Casa Verde". Um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí. Machado conduz sua história e defende que tudo é relativo e que a normalidade nem sempre é aquilo que a ciência e os fatos atestam de forma absoluta.
Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Nos últimos dias fiquei na casa da minha mãe e acabei me ausentando um pouco das internete. Fui pra Porto Alegre extrair os últimos dois sisos. Finalmente isso acabou. Quanto as leituras, em fevereiro não consegui cumprir com os cinco livros, diminuí muito o ritmo. Mas vamos ao novo mês, dia primeiro fui a biblioteca pegar dois dos quatro livros deste mês. Terminando o próximo da biblioteca, lerei de algum parceiro. O da resenha de hoje, encaixei em dois desafios, o Diminuindo a Pilha na categoria até 100 páginas e Clube do Livro no mês de março na categoria Ler em  1 Dia. Errei muito, por que demorei semanas pra terminar. Fui resolver os sisos e fiquei dias sem ler.



Machado conta a estória de um alienista. Um médico do interiorzão do Brasil que é muito interessado por psicanálise e os problemas da mente humana. Muito apaixonado pela área e a frente do seu tempo, percebe que a cidade de Itaguaí e sua região estavam precisando de um hospício. Juntou daqui e dalí e finalmente a "Casa Verde" foi inaugurada com toda a pompa possível! A partir da inauguração, Simão Bacamarte, nosso alienista, começa a coletar pessoas para a "Casa Verde". Tudo muito lindo até que pessoas conhecidas da sociedade, e consideradas sãs foram sequestradas. Sem choro nem vela, Simão trancou boa parte da população em nome dos seus estudos e da ciência.
"- Trata-se de coisa mais alta, trata-se de uma experiência científica. Digo experiência, porque não me atrevo a assegurar desde já a minha idéia; nem a ciência é outra coisa, Sr. Soares, senão uma investigação constante. Trata-se, pois, de uma experiência, mas uma experiência que vai mudar a face da terra. A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente."
Esta´é uma edição especial que a editora Saraiva fez com alguns clássicos da literatura, principalmente brasileira. A final de cada conto/novela tem várias informações sobre a obra e o autor, como o contexto histórico, estilo de escrita, curiosidades e outras coisinhas. É uma edição pensada para alunos e professores. Uma pena que não tinha algo parecido na biblioteca da escola. Teria sido ainda mais útil!


Gostei muito da estória, apesar de ser bem previsível. Alguns detalhes são surpreendentes, mas a estória em si não. Quando Simão começou a prender qualquer um na "Casa Verde" já sabia no que ia dar! Apesar de ser bem antigo, foi publicada em 1882, é muito fácil a leitura e tem poucas palavras desconhecidas. Esta foi minha primeira obra de Machado de Assis e confesso que esperava mais. Por isso dei apenas dois gatos. 

Essa foi a primeira resenha do mês, espero que tenham gostado e até a próxima o/

Acompanhe as redes sociais do blog:

17 comentários:

  1. Vi esse livro no seu instagram e corri aqui para ver o post novo :)
    Sabe, tentei "ouvir" esse livro por um audiobook no começo do ano e acabei não terminando. Agora acho que se eu tivesse tentado lê-lo seria melhor, apesar de a história ser previsível, como você disse.
    Lembro da época do colégio, quando tivemos de ler o M.P. de Brás Cubas para o vestibular. Honestamente, não me apeteceu muito, mas lembro que a classe toda adorou. Talvez você goste mais desse :).
    Beijos, Nana!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro do Machado de Assis e gostei muito da história. Sua resenha me deixou curiosa quanto a ele, tanto que já o adicionei em minha lista de desejos. Parabéns pela postagem!

    Grande beijo,
    paginasincriveis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana! Gostei bastante da resenha que foi bem sincera. Não conhecia o livro, mas quando li Machado de Assis confesso que fiquei animada para ler a sua resenha. É uma pena que ele não tenha suprido as expectativas, o livro até que pareceu interessante no primeiro momento. Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Eu li por obrigação na escola e acredita que gostei? Obrigada pela resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Adorei bastante de historia, ficou muito legal que você fazer sua resenha, mas eu não conhecia o livro, vou coloca a lista para meu tio, é cara dele :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não tive uma boa experiencia com Machado de Assis (me desculpem o fãs do autor, mas não é pra mim), então não um livro que eu leria, mas gostei da sua resenha e das fotos que trouxeram um ar divertido à obra.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia este titulo, achei de certa forma interessante para leitura, mas não seria uma das minhas primeiras escolhas. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa e a diagramação bem descontraídos para uma obra do Machado!
    gostei bastante da resenha, você agregou bastante num livro que não lerei por livre espontânea vontade! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não sou uma leitora dos clássicos nacionais, mas a história parece interessante, claro que para Machado ser o que ele é tem motivo kkk
    Se não me engano já ouvi sobre um filme sobre essa Casa Verde, não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito das obras dele. Mas essa não conhecia! Parece interessante, vou ver se acho pra ler!

    ResponderExcluir
  11. Puxa, 1882, bem antigo! Nem sei se já li Machado de Assis na vida, acho que nunca. Na verdade, atualmente não sou muito de ler livros. Mas gostei do seu texto.

    ResponderExcluir
  12. A sinopse desse livro me definiu direitinho <3 eu sempre achei que loucura é relativa, assim como a maioria das coisas no mundo. Ah, e eu adoro histórias de sanatórios! Fiquei curiosa sobre isso de o médico prender qualquer um no hospício haha!

    Mesmo já tendo tido aulas e aulas sobre Machado de Assis, não conhecia a obra :p

    ResponderExcluir
  13. cara, eu amo esse livro!! a história é surpreendente, vai crescendo e crescendo com o clímax aos poucos, e ao final eu lembro de me perguntar: será que não fui eu quem ficou louca?! Machado sabe tirar o fôlego do leitor. Melhor que essa para mim só Dom Casmurro. Sua resenha me deixou com bastante vontade de reler ❤

    ResponderExcluir
  14. Oi amore! Machado de Assis é um grande autor, certamente. Já li outras obras dele, mas essa ainda não conhecia. Gostei da sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Machado de Assis é sempre uma boa pedido. Ele é apavorante, principalmente aos olhos de uma menina de onze anos - a idade em que peguei Dom Casmurro para ler - e talvez por isso eu possa me dizer apaixonada por leitura.
    Tendo a assinatura dele, é como ter o meu selo de aprovação logo abaixo.
    Parabéns pela resenha!
    Um beijo, www.josya.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito linda as fotos, confesso que não sou fã de clássicos nacionais, sei que deveria, mas ainda vou ler alguns.Sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Tem tanto tempo que li esse livro que, de memória, acho que gostei, mas não lembro que quase nada!!! ahahaha E acho que imprevisiblidade não é um grande forte de Assis, de todo modo.
    Adorei a resenha e achei essa versão do Alienista trilegal, com essas infos todas. Acho que talvez eu pulasse e lesse depois, pra não quebrar a leitura da história, sei lá... rsrs
    xoxo

    ResponderExcluir