Nome: O Natal de Poirot
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Edição/Ano: -- / 2009
Páginas: 224
R$: biblioteca da cidade
Nota: 😻😻😻😻
Sinopse:
Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirano Simeon Lee está morto, numa poça de sangue com a garganta degolada.
Mas quando Hercole Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...
Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Lembram que eu disse que estou resolvendo o problema das resenhas atrasadas? Pois é, esta é a primeira do mês de fevereiro. Ele se encontra das categorias de Romance Policial do Bingo e Festa do Café com Blog. Confesso que li poucos romances policiais, mas nenhum autor leva a trama tão bem quando a Agatha, ela foi minha primeira opção para categoria do Bingo e como se passa no Natal... foi para a Café com Blog.
O livro começa com dois personagens numa trem, indo passar o natal na casa dos Lee em Londres, a unica neta e o filho de um antigo amigo. O patriarca da família Lee (Simeon) está muito doente e resolve ter a casa cheia com os filhos neste natal. Só que o velho é bem sem-vergonha e muito zoeiro. Chamou todo mundo só pra ver o circo pegar fogo. Como em qualquer família, alguns parentes não se dão, sempre tem o que só pensa em dinheiro, e por ai vai. Ele provoca até não poder mais, o que não imaginava é que estava cavando a própria morte! Na véspera do natal, ele é assassinado! Todos estão em casa, menos seu enfermeiro pessoal.
Por sorte (ou azar pro assassino) Poirot estava na casa do chefe do detetive encarregado da investigação do crime. Como bom detetive, ele se oferece a ajudar,e é claro, todos aceitam. Durante a investigação um dos filhos do morte pede que ele assuma o caso como detetive particular da família. Assim sendo, tem mais liberdades com os investigados e com a casa. Participa dos interrogatórios e presta atenção em tudo e em todos, principalmente em coisas que mais ninguém dá atenção.
Como de costume, nos ultimos capítulos, Poirot reúne todos os parentes do velho Lee e envolvidos no caso e conta como encontrou o assassino e quais os motivos do crime. Sim, ele adora revelar como as pistas o levaram a tal conclusão, e sempre certo! Resolve mais um caso e Agatha nos deixa presos do início ao fim da estória. Durante todo o livro eu passava a culpa de um personagem a outro. Ela tem esse "dom" de revelar o culpado só nas ultimas páginas e tu fica "como assim, foi ele?". Ela faz com que todos os personagens queiram matar, ou estão que tenham sérios motivos pra isso.
É uma leitura rápida e prazerosa, tu nem percebe que leu umas 20 páginas numa sentada hahaha A unica coisa que me incomodou foi a quantidade de personagens. Entre filhos e noras, empregados e policiais, são 16 ao todo! Para um livro que o único cenário é uma casa, fica meio confuso hahah Essa foi a resenha de hoje! E vocês, já leram Agatha? Eu adoro! Até a próxima o/
Acompanhe as redes sociais do blog: