sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Como é meu Natal?

Fonte da Imagem


Olá pessoas da internet, tudo bem? O fim de ano está chegando e com ele as festas de fim de ano. Um dia comentei aqui que sou agnóstica, ou seja, não sei que um deus existe ou não. Pra mim, esta é a afirmação mais honesta, já que não podemos provar sua existência. E como o Natal é comumente conhecido como o nascimento de Jesus, o filho de um deus, nada mais estranho que eu, uma agnóstica quase ateia, comemore esta data tão importante pros cristãos, não é mesmo?! Pois é, mas não!

Fui criada numa família cristã e batizada católica, ou seja, na casa de mamãe, sempre comemoramos o Natal. Lembro de quando era pequena ficar triste por ter crianças que não podiam ganhar nada e nem tinham ceia. Olha que criança fofa, lembro de uma vez ter chorado por isso! Mas ao longo da adolescência fui conhecendo o mundo e a realidade que me cercava alem casa - escola -, e com isso aprendendo História. Sempre tive umas ideia meio loucas como não querer casar na igreja e me sentir mal lá dentro, me sentia observada... bem desconfortável! Foi com a História que percebi que existiam outros deuses e tudo o mais, aos poucos fui desacreditando de tudo o que me foi ensinado.

Quando tu é criança, todo mundo da festa de dá presentes, mas aí algo mágico acontece: tu chega na adolescência e com ela a obrigação de participar de AMIGO SECRETO! Isso é uma bosta!!! Ninguém gosta de participar, mas continuam fazendo, por que? Alguém pode me explicar qual o sentido disso??? Então, eu como aborrescênte e também por odiar falar em público (mesmo parentes) passei a odiar essa "tradição" natalina. Sem contar os fatos de tu receber presente ruim, dar presentes legal e principalmente, não poder pedir dinheiro, TEM QUE SER OBJETOS! Sempre me xingavam quanto a isso e eu sempre dizia: sou muito chata! Prefiro dinheiro, ai uso no que eu quiser.

A cada ano essa data era menos querida por mim. Hoje eu a desprezo, não significa nada pra mim! MAS, como todo mundo adora recebem presentes, faço questão de pedir presentes de Natal, só por que eu e meu marido não comemoramos não quer dizer que não podemos aproveitar né?! O resto do mundo quer nos presentear e vamos ficar de mimimi por que não acredito do deus deles? Bem capaz! Compramos presentes até pros bichinhos da família, eles merecem^^ Três gatos e uma cachorra!

Pra mim, a data que importa é a virada do ano. Acho os fogos lindos e sempre tem uma comida boa. Faz uns 10 anos que passo a virada do ano longe da minha família. Se eu pudesse escolher, passaria a virada com todo mundo, mãe, irmão, marido, sogra e todo mundo. Como não dá, passo o natal com minha mãe, já que essa é uma data importante pra ela e deixo a virada pro "resto".

Então, acredito que o meu dia de natal não deve ser tão diferente do seu. O que importa é presentear quem se ama independente da data, uso o natal como um extra hahaha Nem vou falar da comida: é sempre aquele bicho frio e fios de ovos... odeio!!! Até a próxima o/

Acompanhe as redes sociais do blog:

3 comentários:

  1. Eu me descobri agnóstica recentemente. Uns dias atrás eu parei pra pensar no quanto certamente muita gente vai postar no Facebook "E nasceu o menino Jesus" ou algo do tipo e no quanto eu penso: "mas, espera aí: se fomos levar em consideração os estudos Jesus não nasceu em dezembro, até por conta do clima e tal, que a data foi escolhida porque já havia festas pagãs nessa época, etc etc", e considerando toda a influência de outras crenças de deuses na história do cristianismo, será que Jesus nasceu mesmo? Por que comemorar algo que não é verdade, se nem mesmo ele nasceu no dia 25 de dezembro? E por que comemorar papai noel, ou algo do tipo, se tudo isso envolve invenção humana, consumismo etc?

    Não tenho família muito religiosa, todos católicos não praticantes, ou seja, nem católicos são. Aí fica aquela maquiagem, reprodução de ideias... Tipo meus pais chegaram a dar presente de natal, a ir à casa dos avós pra todo mundo ficar junto... Eu acho legal esse clima de união, de proximidade, de paz... Mas não me interesso pela visão religiosa e consumista, acho que não precisávamos disso. Claro que ganhar presentes e presentear é legal, mas sei lá... Poderíamos substituir o foco de "eu quero presentes" para o "eu quero ajudar pessoas". Ultimamente eu tenho pensado em como eu poderia doar sangue e ajudar pessoas, às vezes até comprar lanche pra quem passa o dia todo na rua! Como é a vida dessas pessoas? Eu posso ajudar!

    Um dia li num livro religioso, evangélico eu acho, que dizia que "o ateísmo não trouxe nada de bom, não cura as pessoas etc." e fico pasma como as pessoas são ignorantes. Existem pessoas boas independente de religião! Sem falar que muitos religiosos não pregam o que o Jesus fala, mas isso é outra história... Enfim, o Natal também não tem mais todo um sentido pra mim. Mas se for pra realmente focar em coisas boas, sentimentos de união, super apoio! E bem que isso poderia ser durante todo o ano, e não só no dia 25 de dezembro, uma data aleatória "escolhida" pra isso.

    Ah, eu sou agnóstica mais voltada pro teísmo. Eu não afirmo que Deus existe, mas eu tenho a minha compreensão dele. É confuso porque eu não acredito que realmente exista um Deus de fato, afinal existem vários deuses e várias compreensões de deuses, só imagino e confio, eu escolhi ter essa visão imaginária. Não sou muito religiosa nem "serva", mas tudo bem.

    Sempre é muito importante tratar de visões assim! Criticar e entender as coisas sobre pontos de vistas que fogem do comum, que é perpetuado de geração em geração sem a menor reflexão do assunto, tendem a ser bem mais inteligentes. Adorei o post e conhecer mais a sua realidade. É difícil ser "a chata" né? rsrs Beijos!

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu vi que meu comentário ficou tão grande quanto o teu próprio texto! Não foi minha intenção hehe. Abraços!

      Excluir
    2. huahauaha tudo bem. quando vi o tamanho eu disse: eeeeita!

      1 paragrafo: fico pensando nisso a anos. ja parei de falar sobre isso huauaha

      adorei o "data aleatoria 'escolhida' pra isso", é bem isso que penso!

      sim, bem dificil, mas vamos levando. esse natal quis ser mais legal com todos e representar o amor e o respeito que sinto por cada um com uma lembrancinha. natal pra mim é isso. uma data aleatoria que gosto de dar e receber presentes de pessoas que amo!

      beijos e obrigada pelo texto hahaha

      Excluir