terça-feira, 30 de agosto de 2016

A Moda e Eu


Olá pessoas da internet, tudo bem?! Comigo tudo beleza. Quando voltei a bloggar imediatamente pensei em trazer esse tema aqui pro blog. Afinal, estudei moda por quase 4 anos e seria interessante falar o que sei sobre o assunto. Principalmente por que tenho uma visão diferenciada do assunto, vocês verão no decorrer do post. Pra começar quero dizer que a Kimberly fez um post ótimo sobre o assunto e aproveitando pra falar que quase fomos colegas, ela estuda na mesma faculdade que eu estudei. Coincidência ou não, estamos aqui, blogando!!

Vamos começar pelo começo não é mesmo. Então, nunca quis estudar moda e sempre achei fútil. Lembro de zoar uma garota no terceiro ano do ensino médio. Sabe o primeiro dia de aula e que o professor pergunta pra quê tu vai prestar vestibular? Então, eu respondi veterinária e ela moda. Ela era loira, usava rosa e toda patricinha, todo mundo incluindo eu e o professor rimos dela e pensei: faz todo o sentido ela querer fazer moda. Pois é, no final daquele mesmo ano eu mudei de ideia. Meio ano depois (entrei no seguindo semestre do ano) estava eu entrando pra faculdade de moda da Feevale. O mundo da voltas não é mesmo? Se eu tivesse a oportunidade, pediria desculpas a ela, primeiro por zoar, não devia ter feito isso, e segundo por não entender a moda. Eu era uma pessoa diferente na época. Isso foi em 2009, faz tempo né?! Durante esse ano, desisti da veterinária e não fazia ideia do que cursar. E é claro, se tu não cursa faculdade, é vagabundo e como ia arranjar emprego, sem experiência e sem estar cursando faculdade? Naquela época não sabia e ainda hoje não sei! Lembro que entrei no site da Ufrgs e olhei os cursos, não me interessei por nenhum, na verdade por história, mas não queria de jeito nenhum ser professora. Comecei a olhar de outras faculdades e achei o curso de moda e de design de interiores. Gostei, naquela hora me identifiquei com os dois. A moda já não era mais tão fútil pra mim. Prestei vestibular e passei! Foi a maior felicidade lá em casa, minha mãe ficou super orgulhosa, estávamos na rua quando recebi um sms da faculdade dizendo que tinha sido aprovada, choramos no meio da rua!

Mas por que achava a moda fútil? Como disse, não entendia a moda, pra mim era só o que estava nas lojas e nada daquilo me agradava. Nada inclusiva, não me representava! Sempre fui MUITO magra e nada me servia direito, tudo ficava grande, largo, muito feio. Na adolescência muitas vezes tive que usar roupa de adulto por que ficava curto, mas ai ficava largo, mas pra ter o que vestir usava igual né. Isso e o fato de tudo ser tão caro que faziam sempre odiar moda. Essa hiper valorização dos estilistas, das marcar... nunca gostei disso e pra dizer a verdade ainda não gosto! Via essas fashionistas que viviam só pra estação e me enojava! O que me fez mudar de ideia a ponto de pagar pra estudar moda? Eu comecei a entender que não era só isso, que ela pudia te ajudar a se sentir ainda mais bonita, vendo filmes de época percebi que havia o figurinista atras daqueles vestidos lindos, que tinha toda a produção, fotografia... sem contar o que aprendi na faculdade!

Juro que quando entrei na faculdade, achei que meus professores seriam aquelas pessoas super excêntricas, que se vestiam bem loucos sabe?! Mas não, todos bem normais uhauhauahua Nunca imaginei!!! Dentre os alunos, ou melhor, alunas também, raras exceções. Teve até um caso engraçado, uma moça bem fashionista sentou perto de mim na biblioteca. Ela tava de tigresa dos pés a cabeça e algumas peças da roupa tinham franjas (pra mim tava horrível mesmo, mas quem sou eu pra rir da roupa dos outros né?! sem contar que: meu corpo, minhas regras), enquanto ela se encaminhava pra mesa (que tava na minha frente) eu olhei pra baixo, pro celular, eu tava conversando com meu marido por mensagem, na época namorado, e ele falou alguma bobagem e eu olhei pra frente rindo (no caso pra ela, por que ela tava na minha frente) e ela achou que fosse pra ela. Me olhou toda braba. Na hora não me liguei, tadinha, teria pedido desculpas! Seria o contrário, ela uma fashionista rindo de mim por ser alternativa e não usar coisas na moda. Foi muito louco!!!
Achei que meus professores seriam excêntricos como o Dudu Bertholini. Adoro o estilo dele!

Mas voltando: Na faculdade me sentia um estranho no paraíso. Adorava as aulas, ler sobre moda, era uma das poucas que pegava os livros recomendados no currículo. Mas minhas colegas... a maioria já vinha da moda, algumas já tinham atelier, outras cresceram no atelier da mãe, e todas contaram que faziam roupinhas pras barbies. Quando notei que elas contavam a mesma história, comecei a ser sincera, só pra causar mesmo, e contava no primeiro dia de aula (as professoras também faziam essa pergunta) que sempre odiei moda. A cara delas era ótima! Eu estudava de noite e a maioria já trabalhava na área, eu não. Quando comecei a trabalhar, passei pra de manhã e foi aí que decaí na faculdade. O estilo das pessoas era completamente diferente, era gurizada, não queria nada com a vida e todo mundo tinha grana. A gente penava pra pagar a mensalidade, foi bem puxado gastar 300 reais parcelado em 3 vezes pra comprar material de 1 cadeira e ficar ouvindo da menina que senta atras de ti que ela ia pra disney naquele ano com a mãe e nada dela fazer os trabalhos da faculdade era foda! Eu sei, eu sei, pessoas assim existem em qualquer curso, mas um curso que pra mim no passado era de futilidade... foi me desanimando.

O curso em si é ótimo, quase todos os professores muito bons mesmo. Tive uma que me marcou muito, foi da cadeira de Metodologia Visual 1, nome estranho, eu sei, mas é bem isso. Ela basicamente te ensina a enxergar o que tu vai desenhar. Com isso melhorei no desenho e a prof era ótima, super querida e não cansava de nos colocar pra cima. Com essa cadeira fiquei conhecendo muito de história da arte. Os livros recomendados são ótimos. Os meus trabalhos dessa cadeira ficaram muito legais, um deles, com tinta, ela disse que ficaria lindo numa fotografia, um dia vou tirar foto e falar sobre eles aqui. Tenho muito orgulho dos meus trabalhos.
História da moda foi muito legal. Tava sempre lendo sobre história e moda. A cadeira 1 foi a melhor, a cada período estudado, fazíamos um grupo e montávamos em aula a roupa daquele período. Fui remexer aqui e encontrei fotos, adorei, olha que demais. Essa sou eu de romana! Até sapato fizemos.


Me divertia muito nas aulas práticas! O que mais sinto falta é da biblioteca, no primeiro dia de aula, recebíamos o currículo da cadeira e nele tinham os livros recomendados, era por volta de uns 10 a 15 no máximo e depois da aula eu ia correndo pra biblioteca pegar o limite que pudia, que era 5 por vez. Pegava todos que dava pra olhar, folhear eles, adoro fazer isso, ver o índice, saber do que se trata. Ai escolhia o primeiro pra começar a leitura do semestre e devolvia os outros. Que saudade eu tenho disso! O post acabou fugindo um pouco do foco, que era mostrar um pouco do curso, mas não tive como não contar primeiro minhas adversidades nele e como tá enorme, vou ficando por aqui, aos poucos vou trazendo mais sobre moda! Até a próxima o/

Fonte das fotos: primeira, segunda. Obrigada Kimberly por me apresentar o FFW

7 comentários:

  1. Oi Nana, primeiramente muitíssimo obrigado mesmo por mencionar o meu nome. Fiquei bem feliz mesmo! Adorei saber sobre a sua experiência com o curso e a sua aversão a tudo hahah Acho incrível ver os motivos que levam alguém a mudar de opinião e fiquei impressionada em como duas pessoas podem ter experiências diferentes na mesma universidade. Estou na feevale desde 2013 e me senti bem acolhida/recebida/ não sei que palavra usar para dizer que gostei dos professores e da maioria dos colegas. Acho que a turma que você pega talvez tenha forte influência. Eu ainda lembro do nervosismo do primeiro dia, imaginando se seriam legais ou se só teria gente de nariz empinado haha Mas com excessão de dois que me olharam da cabeça aos pés por estar usando jeans e sapatilha (ainda não entendi o por que disso), achei a maioria super simpática. Adorei a diversidade também de pessoas no curso. Tinha gente que assim como eu trabalha para pagar os estudos, outros que já estavam na área faz tempo, alguns que já estavam na segunda graduação, mas achei legal essa diversidade de estilos e experiências. História é minha matéria favorita até hoje. E me dói o bolso só de pensar o quanto gastei em material para costura haha Mas adorei saber que apesar das adversidades você expandiu seus horizontes e passou a enxergar moda com outros olhos. Beijãooo

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar: eu dizia que gostava de fazer roupas para bonecas OEHOIE Mas era por falta do que dizer mesmo
    P.S.: me senti muito culta falando "expandir horizontes". Li essa expressão esses dias em algum lugar e agora uso para tudo. Tipo criança quando aprende palavra nova hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauahua aprendeu palavras novas auahuau tbm sou assim!!
      isso de fazer roupa pra boneca... quem não faz? acho que não é nada de especial. claro que algumas deviam levar a serio e tals, fazer roupas bem feitas, mostrando que levava jeito pra coisa, mas acho que toda garota que brincou de bonecas tbm brincou de fazer roupas pras bonecas. é tipo fazer comida pras bonecas... será que alguem do curso de gastronomia fala que adorava fazer comidinha pras bonecas??? hauhauahua eu sou muito chata!!!!
      não era todo mundo assim, muita gente legal e simpatica. sempre me trataram bem, mas as vezes tu sente algo a mais sabe?!
      tbm tive isso de uma guria me olhar de cima abaixo. a manuela de tecidos 1 disse pra eu fazer o trabalho com essas garotas, uma dela me olhou de cima a baixo... me senti nua. que horror isso ne?!

      amei teu comentario, beijos

      Excluir
    2. Pois é né! Nunca tinha pensado por esse lado sobre fazer comida hahah Não deixa de estar certa hahah Acho que eu deveria ser astronauta também, então! Beijão

      Excluir
  3. Eu meio que não gosto muito de uma parte da moda pelo mesmos motivos que você.
    Eu estou bem longe de ser filhinha de papai e me senti algumas vezes inferior por causa de não estar usando uma peça que a maioria estava usando.
    Mas esse outro lado da moda ja ne fascina. A criação dr figurinos, a história por trás dela.
    Amei o seu post.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Acho que nunca falaram de moda assim heheheheh
      Isso não é só da moda, é mais visto nela por que o que mais aparece numa pessoa quando tu olha pra ela é a roupa. Se tu pensa diferente, vão te olhar assim. Se tu age diferente, vão te olhar assim.
      Acho que esse comportamento é inerente ao ser humano!
      Beijos e obrigada pelo comentário

      Excluir