sábado, 1 de julho de 2017

Livro O Vampiro que Descobriu o Brasil


Nome: O Vampiro que Descobriu o Brasil
Autor: Ivan Jaf
Editora: Ática
Ano/Páginas: 2000/134
Sinopse: skoob
Nota: 😻😻😻😻

Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Como junho passou rápido né?! Entramos na segunda metade do ano já! E por falar em tempo, a resenha de hoje é sobre um vampiro que viu tudo o que aconteceu com nosso país desde o descobrimento. Fui na biblioteca da cidade pegar os livros de junho e um deles estava locado, mesmo não sabendo a que categoria ele pertencia nos desafios, resolvi substituir. Azar o meu! Peguei este e chegando em casa descobri que era Autora Nacional. Me ferrei hauahua Mas achei um aqui em casa e vem resenha dele em breve! Não ia deixar de ler esse livro, ainda mais com esse título uhaushuahu Adoro vampiros!

Antônio tinha uma taverna em Portugal que estava bem movimentada nos últimos dias, um tal de Cabral convenceu o rei português a financiar sua viagem às índias. Num belo dia, ou melhor, madrugada, foi enxotar um cliente que não ia embora. O cara simplesmente o atacou e mordeu sua jugular. O coitado desmaiou e acordou no dia seguinte com os primeiros efeitos colaterais de vampiro. Encontrou por acaso um outro vampiro, Domingos, que lhe explicou o que estava acontecendo e quem era aquele vampiro. Ele o chamava de Velho e por ser muito experiente na vivência vampírica, descobrira uma maneira de remover a alma da vítima e ficar no seu lugar, ocupando assim o corpo da pessoa. Mas não qualquer pessoa, o Velho gostava de estar em evidência, mas sem aparecer muito. Onde tinha algo importante acontecendo, lá estava ele.

"Como Domingo havia explicado, a transformação seria lenta mas irreversível. Em poucos dias teria todas as características dos vampiros. A pele completamente branca, a necessidade de sangue fresco pelo menos duas vezes por semana, a ausência de respiração, os instintos aguaçados de um lobo e a aversão total à luz do sol."



Chegou a conclusão que o Velho estaria onde Cabral estaria e se meteu numa caravela e veio parar no Brasil. Durante 500 anos de muita paciência e várias oportunidades perdidas de matar o Velho (só assim voltaria a ser mortal), Antônio esteve sempre perto dos principais eventos do país, como a fundação das capitais, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília; a morte de Tiradentes e Getúlio Vargas; as extrações de pau-brasil, ouro em Minas e as plantações de café que fizeram o país crescer e depois afundar com o excesso de produção.

"Um dos problemas dos vampiros é se manter atualizado. Enquanto a um mortal basta conviver com sua época, um imortal tem de atravessar os séculos tentando acompanhar a evolução dos pensamentos, o surgimento das palavras novas, as modas. Dá trabalho. Por isso muitos vampiros preferem se isolar e só sai à noite, como os fantasmas."









Com um humor leve o autor soube criticar nossa sociedade muito bem. Estórias para o público juvenil são sempre cheias de humor! Me diverti muito com o Antônio e suas tentativas frustradas de matar o Velho. Adoro estórias que misturam fatos históricos com ficção, mesmo no campo das ideias aprendemos sempre algo novo! Dei 4 gatos. Recomendo muito. Essa é uma edição da Coleção Sinal Aberto, ao final tem uma entrevista com o autor sobre esta obra e muitas ilustrações no decorrer dos capítulos. Adorei cada uma! Pra quem gosta de História e quer aprender sobre nossa história de maneira fácil, rápida e divertida, é um ótimo livro! Espero que tenham gostado da resenha, até a próxima o/


Acompanhe as redes sociais do blog:

3 comentários:

  1. Acho que tenho esse livro aqui em casa, mas sabe aquele velhinho que fica no fundo da estante escondido? Agora fiquei com muita vontade de ler. Adorei a resenha, não li toda pq sempre gosto de um suspensezinho rs
    Obrigada por me fazer lembrar dele
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauahua que bom que te fiz lembrar dele.
      leia sim, é bem legal^^

      beijos

      Excluir
  2. Céus! Um vampiro Purtuguês! Eu fico impressionada com a mente dos autores, eles tem cada ideia louca né? kkkkkk Achei que se o livro é tão recheado de história poderia ser leitura obrigatória na escola, nas aulas de história do Brasil. Meu primo é professor, vou indicar pra ele certo! ;)

    ResponderExcluir