terça-feira, 25 de abril de 2017

BEDA #25 Livro O Grande Gatsby


Nome: O Grande Gatsby
Autor: F.Scott Fitzgerald
Editora: Abril
Ano/Páginas: 1925/221
Sinopse: skoob
Nota: 😻😻😻

Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Hoje seria outo livro aqui, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, mas como não li o anterior, achei melhor esperar e trazer a resenha na ordem. Antes, deixa eu contar uma novidade, Desde o começo do ano passado (2016) estava com vontade de criar um instagram pra minha gata, a Tefnut. Criei coragem ontem, caso alguém queira seguir, é @gatatefnut. Vou tentar atualizar todos os dias. Agora, vamos a resenha: O Grande Gatsby encaixei na categoria Clássico do Desafio Diminuindo a Pilha, lá eles disponibilizaram uma lista de livros para cada categoria do desafio, como dicas de leitura, o que mais me agradou foi este. Já digo que não assisti o filme e só sei que é protagonizado pelo Dicaprio.

Toda a história é contada por um cara do interior que foi morar perto de Nova York e teve a sorte (ou não) de morar ao lado do homem mais badalado de sua época, Jay Gatsby. Homem milionário (tá, não existiam milionários na década de 20 eu acho, mas vocês entenderam) que dava as melhores festas da cidade. Todo mundo com influência, ou da nata novaiorquina, no mínimo já tinha ouvido falar nas festas. Eram centenas de pessoas que iam aparecendo, mesmo sem convite. O importante era estar lá! Num belo dia, Nick (o cara ao lado), foi surpreendido por um convite, trazido pelo mordomo do Gatsby, mesmo sem conhecer, foi a festa. E é aqui que o destino dos dois se encontram.


"As pessoas não eram convidadas: iam para lá. Metiam-se em automóveis que as conduziam a Long Island e, de algum modo, acabavam sempre parando à porta de Gatsby. Uma vez lá, eram apresentadas por alguém que conhecia Gatsby e, depois disso, agiam segundo as normas de conduta referentes a um parque de diversões."
Nick já conhecia Daisy e Tom, que são casados e também podres de ricos. Daisy já teve um relacionamento com Gatsby e através  de Nick que eles se reencontram. A meu ver, Daisy e Tom estavam num relacionamento abusivo (o que deve ser normal nessa época), ele cortava ela quase toda fala, sempre que as atenções se viravam pra ela, ele falava algo pra chamar a atenção, e por isso e outros motivos, ela se deixa envolver por Gatsby. Ele se sente realizado, afinal, como descobrimos no decorrer do livro, ele era um garoto pobre e se tornou rico pra reconquistar a mocinha. Mas será que Daisy deixa o marido pra ficar com ele?

O livro retrata a geração dos Anos Loucos, os entre Guerras. Vi muita futilidade, desrespeito e parece que só o dinheiro importa. Temos ali a Família Tradicional Brasileira, a esposa com a filha sendo criada pela babá, o marido e a amante (e fica puto quando descobre que a esposa está o traindo... ta!). Conversas fúteis e sem profundidade nenhuma. Coisas até sem pé nem cabeça. Retrata uma realidade bem diferente da minha: pessoas podres de ricas que parecem não se importar com nada, dinheiro pelo dinheiro. Depois de um almoço na casa da Daisy, dentre os convidados estavam, seu amante, Gatsby, Nick, uma amiga e é claro, Tom, o marido! Muito entediados que estavam, foram pra NY, alugaram um quarto no Plaza (sim, O Plaza) pra conversar e beber... e eu... "oi???" hauhauahau


Por ser um livro antigo, 1925 e essa edição ser dos anos 80, ele foi meio chatinho de ler. Não foi tão fluido quanto a profundidade da história, mas foi de certa forma prazeroso. Fiquei sabendo como os ricos dos anos 20 de comportavam. A principal mensagem do livro pra mim é que o que importa são os amigos, por que no final, serão eles que carregarão teu caixão, não quem tava contigo por teu dinheiro. Como ele não me cativou, e o que salvou mesmo foi o final, dei nota 3 pra ele, me surpreendeu! Como disse essa edição também é velhinha e retirei na biblioteca da cidade, por isso ele tá bem judiado, coitado. Várias partes estão soltas e a capa amaçada. Sinal que foi muito lido hahaha

Resenha curtinha hoje, em contraste da última kkkkk Esse mês não posto mais resenhas, ok?! Agora só em maio, mas trarei na primeira semana, sem falta ;) Até a próxima o/


Acompanhe as redes sociais do blog:
Facebook - Instagram

Café com Blog

3 comentários:

  1. Esse eu não li o livro, mas assisti o filme. Na época eu fiquei numa relação grande de amor e ódio com ele, mas como tem tempo acho até que vou assistir de novo (e quem sabe ler o livro). Ah, uma observação, a trilha sonora daquele filme é muito boa, vale a pena ver só por causa dela 😂 amei sua resenha, vou até procurar saber quanto tá custando o livro pra comprar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Geralmente os livros q eu encontrava na biblioteca da cidade que eu morava eram bem desgastadas e griladas. O tempo não é tão bonzinho assim com os livros kjkjkjkjlkjlkjl. Tenho um livro sobre Wicca que não tem uma página colada, tá tudo separada, devo ter perdido até algumas páginas, é horrível, e olha que foi o primeiro livro que li sobre o assunto (ele é do ano de 2005, bem velho né kkjlkjlkj.). Amei a resenha, obrigaduuuu, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro e a adaptação cinematografias são muito boas.
    O que fez você achar a versão antiga chata?
    Vejo que você está postando livros da biblioteca e sim <3 to apaixonada por esse quebra consumismo que você está postando <3
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir