sexta-feira, 21 de abril de 2017

BEDA #21 Memórias da Tef - Livros


Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Tive essa ideia esses dias de a cada tempo fazer um post com todas as resenhas do blog, separadas por categorias, como beda é ótimo pra testar posts, vamos aos testes hahaha Esse primeiro - e talvez único - post será dos livros resenhados desde o começo do ano. vou falar um pouquinho de cada livro com uma fotinha.


Bruno Bettelheim escreve de maneira fluida e leve sobre um assunto que a meu ver (leiga) devia ser complicado. Tanto que entendi uns 90% do livro e por isso digo que todos deveriam lê-lo. Com ele consigo ver as crianças com outros olhos e com isso entendê-las melhor. O resumão do livro seria: as crianças resolvem seus problemas fantasiando e com pensamento binário (tipo "bandido bom é bandido morto"). Por isso são tão explosivas e as vezes bem raivosas. Os contos de fadas por sua natureza fantástica e binária cria vínculos com a criança e mesmo depois de adulta era encontra respostas nos contos. Tenho 3 sobrinhas, elas tem 8, 5 e 3 anos e consegui entender elas melhor, até converso com elas de outra maneira. Estou me dando melhor com elas depois de ler A Psicanálise dos Contos de Fadas.


Algo que sinto falta em livros de História são ilustrações ou fotos e quando tem são em preto e branco ou baixa qualidade, ou dos dois hahaha Este livro é o contrário. Foram muito cuidadosos nas escolhas das imagens e ilustrações. Todas de ótima qualidade e coloridas e a maioria com legenda, o que valoriza muito. Acredito que por darem importância as imagens utilizaram papel grosso e brilhoso. Encanta os olhos e a mente; Como é bem sucinto é ótimo para iniciantes no assunto.




Os contos que mais gostei foram: "O Poço e o Pêndulo" - é o relato de um homem preso pela inquisição (tem resenha de livro sobre a inquisição), seus dias na prisão e como foi solto. O segundo é "O Coração Denunciador" - a estória de um assassino que começou a ouvir os batimentos cardíacos de sua vítima, sendo que já estava morta! Não poderia deixar de falar sobre as ilustrações do livro. Não conheço os gostos e preferências do Tio Poe, mas acho que ele iria gostar das ilustrações de Harry Clarke. São sombrias e combinaram muito bem com os contos. Ele soube captar bem as cenas. Mesmo este moço tendo morrido no início do século passado, suas obras são muito atuais. Eu, como sou trevosa, adorei! 


Os Will moram na mesma cidade mas nunca se viram e numa ida ao centro de Chicago, se encontram de maneira bem inusitada. Will numero 1 vai a um show com seus amigos Tiny e Jane, que acaba não entrando e fica sozinha na rua. Will numero 2 vai encontrar seu namorado virtual, que na verdade era um fake. A partir daí. suas vidas se entrelaçam. Will numero 2 e Tiny começam a namorar! 





Dá pra perceber que ele é de fácil leitura e entendimento, e em quase todos os exemplos de mitos a autora tenta mostrar o equivalente no mito cristão. O que me deixou um pouco triste com o livro, vou explicar. Enquanto as religiões antigas são consideradas mitos hoje, as religiões cristãs, não! E o que o livro e a autora me passam é que tudo aquilo aconteceu, que é verdade, e em nenhum livro sobre mitologia que li até hoje traz o assunto dessa forma.




Gostei do livro e estou bem curiosa pela continuação, mas infelizmente tenha apenas esse título, acredito que no desenrolar da saga a autora explique sobre os Nirads e de onde surgiram. Acho que por isso o livro não me cativou tanto, acho que faltou uma profundidade aí. Ele é super fácil de ler e te prende na estória, o que fez com que eu lesse muito rápido, uns dois dias. Vocês sabem que adoro ler sobre mitologia e foi por isso que me interessei pelo livro.




No começo de sua transformação, nos primeiros meses, ele tentou, ficou noivo de uma princesa de outro reino, mas por seu temperamento agressivo, a pobre princesa não conseguiu amar o Príncipe. Chegando neste ponto da estória, percebi que pela a autora, todos os contos de fadas se ligam, as bruxas se conhecem, objetos mágicos que são de outro conto estão neste! Ele ficou muito mais interessante pra mim!!!




Como de costume, nos ultimos capítulos, Poirot reúne todos os parentes do velho Lee e envolvidos no caso e conta como encontrou o assassino e quais os motivos do crime. Sim, ele adora revelar como as pistas o levaram a tal conclusão, e sempre certo! Resolve mais um caso e Agatha nos deixa presos do início ao fim da estória. Durante todo o livro eu passava a culpa de um personagem a outro. Ela tem esse "dom" de revelar o culpado só nas ultimas páginas e tu fica "como assim, foi ele?". Ela faz com que todos os personagens queiram matar, ou então que tenham sérios motivos pra isso.


Com o passar dos meses, foi criado um jornal apenas com notícias relacionadas a peste, incluindo numero de mortos por dia e novas medidas vindas das autoridades. A ajuda com mantimentos e material hospitalar chegava por céu e tudo ia se acabando. Os cafés e bares aumentavam os preços das bebidas alcoolicas. Para economizar combustível e luz elétrica, carros não eram mais permitidos e a noite as luzes de residencias eram apagadas e na rua os postes estavam com metade da luz habitual. Aos poucos as pessoas foram se acostumando com a peste e não se impressionavam mais com os números dos mortos, com os centros de quarentena super lotados e com o passar das ambulâncias indo buscar algum vizinho infectado.


Gostei muito da estória, apesar de ser bem previsível. Alguns detalhes são surpreendentes, mas a estória em si não. Quando Simão começou a prender qualquer um na "Casa Verde" já sabia no que ia dar! Apesar de ser bem antigo, foi publicada em 1882, é muito fácil a leitura e tem poucas palavras desconhecidas. Esta foi minha primeira obra de Machado de Assis e confesso que esperava mais. Por isso dei apenas dois gatos. 




É um livro que tem suspense e o autor soube criar isso muito bem. Fazia tempo que não me pegava pulando algumas linhas pra saber o que ia acontecer. Quando percebia isso, parava, balançava a cabeça e voltava pra cima! Isso é um sinal de que o livro é muito bom, pra mim hahahaha. Além disso, o Jeff nos conta nesse livro o por que do Dexter ser assim, tão diferente. De leitura fluida e rápida. É aquela narrativa que te prende, só parava por que precisava dormir! 




De leitura fácil e rápida é um livro pra passar o tempo com um pouco de romance, suspense, lobos companheiros e uma leve pitadinha de carnificina. Poderia ter mais sangue, adoro! kkkk Li em uns três dias e só demorei por que o marido interrompia ou pela tela cansar, mas descobri que posso deixar o fundo preto. Aí só foi, li os três últimos capítulos (dos seis) numa noite! A escrita da Renata cativa e tu nem percebe as páginas indo embora. Dei três gatos por que os personagens são muito educadinhos pro meu gosto (huahauahu) e o "felizes para sempre" da estória achei meio obvio.


Apesar de não ser muito fã de super-heróis eu gostei muito do livro por ser bem diferente dos filmes. Mostra quem realmente são os personagens e mesmo sem conhecer o universo Marvel não fiquei confusa com tantos personagens que pra mim são desconhecidos. Então mesmo quem não curte muito HQs vai gostar da leitura, basta gostar de ação. Essa história de Time Fulano e Time Beltrano é bem parecido com o que vivemos agora, monta-se os times pelos ideais, depois vem a demonização do outro, depois os ideais são esquecidos pelo "meu lado é o certo!" sem pensar criticamente nas vantagens e desvantagens de cada lado. Polarização é uma droga! Quando tu se dá conta, está numa batalha em que está lutando contra seus próprios amigos. É sobre isso que se trata o livro!


É um livro de leitura rápida, só não foi ainda mais rápido pois é um fragmento da história do jogo WoW e ele foi escrito pra quem não conhece muito bem o universo. A cada acontecimento ou apresentação de personagem, a autora contava o antes desse fato, ou quem era aquela pessoa. Como é um universo fantástico cheio de raças diferentes, línguas e culturas diferentes das nossas (tipo Senhor dos Anéis) fica um pouco confuso com toda essa variedade. Mas nada que continuar lendo o livro não resolva. Nas últimas páginas tem até um guia de leituras complementares com títulos que te informam sobre alguns personagens, situações e cenários. 


Mesmo sendo um livro de 200 anos (ano que vem ele faz niver \o/), ele é super leve e de fácil entendimento, não tem aquele palavreado tão rebuscado e por isso a leitura é rápida e agradável, sem contar que conhecemos vários lugares hahaha Dou nota três pela "enrolação", a tia Mary pudia ter diminuído umas boas páginas! A edição que tinha na biblioteca aqui da cidade é da coleção Eu Leio, traz ao final uma história da obra, as adaptações mais conhecidas, tanto pro teatro quanto pro cinema. Admito que vi poucos filmes do Frank e pretendo ver os clássicos!



Ufa, acabou! Foram 15 livros ao total e todos bem variados, assim que eu gosto hahaha Espero que tenham gostado desse "quadro". Até a próxima o/


Acompanhe as redes sociais do blog:
Facebook - Instagram

Café com Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário