terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Livro Escrita - Memória dos Homens



Nome: Escrita - Memória dos Homens
Autor: Georges Jean
Editora: Objetiva
Ano: 2002
Páginas: 224
R$: --
Skoob: www 
Nota: 😻😻😻😻
Sinopse:
A história começa na Suméria, há cinco mil anos. Na Mesopotâmia, a "região entre rios", os homens inventam a escrita. Os símbolos não representam mais somente as coisas, mas o seu nome. Cuneiformes, hieróglifos egípcios, caligrafias árabes, ideogramas chineses: os escribas registram a memória dos povos. No século XIV a.C., os fenícios, mercadores e viajantes, inventaram o alfabeto. Daí em diante, alguns símbolos combinados eram suficientes para expressar todos os sons de uma língua. Com da difusão da impressão no século XV, a história da escrita se confunde com a da tipografia. A escrita se generaliza e se multiplica. Poeta erudito, Georges Jean conta esta aventura das escritas, fascinante tanto pelo gênio de seus inventores como pelo de seus decifradores.
Olá pessoas, tudo bem com vocês? Como sabem adoro História e ler livros de História é uma das minhas maiores alegrias. Não poderia ser diferente com Escrita - Memória dos Homens. Foi minha última leitura de 2016 e me deixou com gostinho de quero mais. Quero saber mais sobre a História da nossa escrita e da nossa língua. Começando do princípio na Suméria e China a mais de 3000 a.c., passando por Índia, Egito e a escrita Árabe, chegando na Idade Média com a invenção da imprensa e também fala um pouco sobre alguns inventores de algumas tipografias como a "garamond", "bondoni", "didot" e como nossa querida italica nasceu.



Ele é dividido em duas partes. A primeira é sobre história e a segunda trás alguns textos de admiradores da escrita, seja urbana com os grafites; a musical e suas partituras; a técnica da escrita como a arte gráfica; a devoção dos chineses a escrita. Deixo aqui um trecho de um texto de Victor Hugo falando sobre as letras do alfabeto:
" A é o telhado, a empena, com sua trave, o arco; ou o abraço de dois amigos que se estreitam e apertam as mãos; D são as costas; B é o D sobre o D, costas sobre costas, a corcunda; C é o quarto crescente, é alva; E é o envasamento, o pé-direito, a consula e a arquitrave, toda arquitetura do teto em uma única letra; F é a forca, o forcado, furca; G é a trompa; H é a fachada de um edifício com suas duas torres; I é a maquina de guerra lançando o projétil; J é a relha do arado e o atum; K é o angulo de reflexão igual ao angulo da incidência, uma das chaves da geometria; L é a perna e o pé; M, a montanha ou o campo, as tendas únicas; N, a porta fechada com sua barra diagonal; O é o Sol; P, o carregador em pé com a carga nas costas; Q é a garupa do cavalo com seu rabo; R é o repouso, o carregador apoiado em seu cajado; S, a serpente; T, o martelo; U, a urna; V, o vaso (...); X são as espadas cruzadas, é o combate; quem sairá vencedor? não se sabe; os herméticos tomaram o X para signo do destino, os algebristas, para signo do desconhecido; Z é a faísca, o relâmpago, é Deus."



Algo que sinto falta em livros de História são ilustrações ou fotos e quando tem são em preto e branco ou baixa qualidade, ou dos dois hahaha Este livro é o contrário. Foram muito cuidadosos nas escolhas das imagens e ilustrações. Todas de ótima qualidade e coloridas e a maioria com legenda, o que valoriza muito. Acredito que por darem importância as imagens utilizaram papel grosso e brilhoso. Encanta os olhos e a mente; Como é bem sucinto é ótimo para iniciantes no assunto. Texto descrevendo o trabalho de um escriba: Colofom de silos Beatus, século XII
"Se não sabes o que é a escriba, poderás crer que a dificuldade é pequena, mas se quiseres uma explicação detalhada, deixa-me dizer-te que o trabalho é penoso: ele embaralha a visão, encurva as costas, esmaga o ventre e as costas, aperta os rins e deixa todo o corpo doendo. (...) Como o marinheiro que volta, enfim ao porto, o escriba rejubila-se, ao chegar à última linha. De gratias semper."



E então, o que acharam do livro? É lindo por dentro né. Impecável! Pena que é tão curto hahaha Criei a tag História, se tu te interessa pelo assunto, clica ali que terão resenhas de livros que tratam desse assunto! Até a próxima o/

Acompanhe as redes sociais do blog:

32 comentários:

  1. Que livro bonito Nana! Acho que livros assim nos deixam vidrados e a vontade de lê-los é ainda maior. A história em si é algo interessante demais e é tanta coisa que aconteceu e a gente não faz ideia às vezes. Concordo ctg, tem livros que eles simplesmente 'jogam' a ilustração lá e perdidona =/ beijos beijos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é?!
      todos os livros de história deveriam ser assim hahah
      beijos, obrigada pelo comentário o/

      Excluir
  2. O livro parece incrível, adorei as imagens e me interessei bastante pelo assunto <3

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! A nossa História é mt legal mesmo. E a parte mais incrível são exatamente as fotosda época. Eu acho genial a escrita egípcia com is hieróglifos maneiros! :)
    Bjks!
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou a maluquete por livros que tem fotos e ilustrações bonitas! Gostei muito desse!

    Até mais :)
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
  5. Que livro lindooooooo!Sou fascinada por história e quando ela é contada de uma forma tão bonita, fica ainda mais encantadora né?

    ResponderExcluir
  6. O livro é demais, tem contando a historia e vendo as fotos são verdade.. muito bom para saber..adorei seu post.. ;D

    ResponderExcluir
  7. Que top esse livro, Nana!
    Provavelmente a escrita foi a invenção mais importante da humanidade.
    Vendo essas fotos, me bateu um sentimento de nostalgia sobre minha adolescência, em que eu era maniaca pela histórias do Egito.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim! Ainda sou meio maníaca pelo Egito.
      Beijos

      Excluir
  8. Também gosto muito de história... já até pensei em cursar isso na faculdade, hehe. Ah, e também adoro o Egito *-*
    Ainda não conhecia esse livro, mas a ideia de conhecer de onde vem a escrita me encanta! Suas fotos só serviram para me deixar mais curiosa.
    Beijos, chuchu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha que bom, essa foi minha intenção. A foto com as páginas em fundo preto tem umas 6 assim. Cada uma mais linda que a outra!!!

      Beijos

      Excluir
  9. Nunca vi esse livro :o Eu adoro história, mas tenho dificuldade de ler livros com esse tema :/ Tenho muitos, mas a leitura não flui. Tão triste isso! Mas amei sua resenha e fico muito feliz de ver que ainda existem pessoas que leem e compartilham livros diferentes assim <3

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Pois é, só tem resenha de romance, por isso faço questão de trazer livros diferentes.
      Poxa, eles fluem menos mesmo, mas tem que dar uma insistido!
      Beijos

      Excluir
  10. Olha de todas as resenhas de livros que já vi, essa foi a mais diferente. É muito triste quando encontramos um livro de que gostamos muito e ele é curtinho, por isso que a gente acaba relendo e relendo, haha.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de trazer livros diferentes. Faço resenha de todos que leio e pro que não sobre história não e mesmo?!
      Beijos

      Excluir
  11. Eu também sou apaixonada por história, tanto que, mesmo cursando jornalismo, peguei uma optativa em História Medieval ano passado na faculdade só por diversão. hahahaha
    Achei esse livro incrível, principalmente porque ele não fala só de história, mas de uma outra paixão minha: palavras + tipografia.
    É muito lindo ver como isso surgiu!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais jade!
      Idade média é minha época favorita^^
      Sim, fala.um pouquinho de tipografia sim!
      Beijos

      Excluir
  12. Primeiramente que gato lindo ♥. Ah! Muito interessante esse livro, explicando a escrita. Incrível aquela parte do texto do livro explicando as letras do alfabeto!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  13. eu amo história, mas não tanto como meu namorado, ele é louco por fatos e datas, passa horas e horas vendo documentários de histórias antigas, eu sou louca pra ele ler mas ele é meio preguiçoso, achei esse um ótimo presente, já que o livro é pequeno e cheio de ilustrações (lindas por sinal), valeu pela indicação!

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou uma pessoa que aaama história, algo ou outro me interessa, mas não é tudo. O livro, porém, parece ser bem atraente pra quem gosta mesmo é realmente, é lindo por dentro!

    ResponderExcluir
  15. Eu cheguei aqui sem muito interesse, confesso, porque pensei: livro de História??? Nana tá é loka que vou me interessar num livro assim! ahahaha Mas não é que me enganei completamente?! Victor Hugo já me ganhou me descrevendo pela letra 'R': "R é o repouso", porque repousar é como dormir e, se desse para ganhar dinheiro dormindo, eu estaria milionária! eheheh
    Achei incrível as imagens do livro e o conteúdo parece mega interessante, fiquei curiosa e vou anotar para, quem sabe, um dia, conseguir um exemplar e ler! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauhaua eu amo história!! e quero que mais pessoas conheçam nossa história, por isso faço resenha e mais ninguem faz tbm... o que é uma pena!!
      pois é, eu queria um trabalho assim tbm hauhauhaua
      pra eu acordar tipo a bela adormecida tem que ser umas 10 horas

      beijos

      Excluir
  16. Caramba me abraca alguém que gosta de historia! Se eu te falar que anteontem comentei com a minha amiga que achava um saco que ninguém falava sobre historia em blog nenhum você acredita? Dai me deparo com o teu texto. Muito amor!

    Beijos,
    Nicole (Nica)
    Why Not?| Portal Gleep

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, fique a vontade para voltar quando quiser. sempre tento intercalar, romance e história, romance e história.
      beijos

      Excluir