sexta-feira, 28 de julho de 2017

Livro Bento



Nome: Bento
Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Ano/Páginas: 2003/520
Sinopse: Skoob
Nota: 😻😻😻😻😻 

Olá pessoas da internet, tudo bem com vocês? Como comentei neste post, no começo de agosto vou me mudar e minha casa está uma bagunça e vai ficar assim por um bom tempo. Mas o blog continua firme e forte e a resenha de livro da semana é do meu autor favorito, Bento do André Vianco. O encaixei na categoria Releitura do desafio Bingo Literário e Premiado no Diminuindo a Pilha. Quando pesquisei, tinha visto no Wikipédia do autor que ele ganhou um prêmio com essa obra, infelizmente editaram o artigo e não consta mais os prêmios e não achei em nenhum outro lugar, então vamos ficar sem saber que prêmio foi esse hahaha

Bento é o primeiro livro por ordem de publicação da saga Vampiro-Rei, o primeiro por ordem cronológica é o A Noite Maldita e tem resenha dele aqui no blog. No primeiro capítulo acordamos junto com o protagonista, Lucas. Acorda numa sala escura, depois de um tempo dois homens com roupas de enfermeiros o buscam. No decorrer do deslize da maca, Lucas percebe que naquela sala existem dezenas de corpos. Transferido para um quarto conjugado, recebe comida e rápida visita da médica Ana. Após um tempo a porta que serve de ligação ao outro quarto é aberta e de lá sai um homem tão magro e pálido quanto Lucas. Assim como vão conversando sobre o que estão fazendo ali e quanto tempo estavam em coma, Lucas vai criando uma inimizade pelo homem, um asco, nojo... Sentia que alguma coisa estava errada com aquele cara. No dia seguinte ambos recebem espadas. Muito estranho, mas sim! O Cara ameaça Lucas e ele entra numa espécie de transe, ataca o Cara mesmo sem espada, rouba uma dele e não apenas o mata, o esquarteja o vizinho de cela! Depois da morte, finalmente Lucas não sente mais aquele cheiro podre que vinha do Cara e assim como o transe veio, vai embora e Lucas deita e dorme hauhauhuha Depois fica sabendo que o Cara era um vampiro.



É neste clima meigo e fofo que começa o livro. Lucas sai do hospital e um mundo novo é apresentado a ele e a nós. Descobre ser um dos Bentos, pessoas que após A Noite Maldita viram tipo uns caça-vampiros. Descobre que as antigas cidades e capitais não existem mais, todas vivaram covis gigantes de vampiros e que os seres humanos agora vivem em fortificações cercadas por muros altos, sem telefone, luz elétrica, água encanada... Mas em compensação, percebe que dentro dos muros elas se ajudam, são boas pessoas, ajudam o próximo, se importam uns com os outros - toda noite voluntários ficam de guarda fora dos muros, mesmo com a chance da fortificação ser atacada pelos noturnos, esses heróis são sempre os primeiros a perecer - bem diferente de como eram nas grandes metrópoles.

" - As principais metrópoles foram abandonadas. São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, viraram redutos de malucos e vampiros. Praticamente não dá para passar uma noite com vida nesses lugares. Sorocaba, Presidente Prudente, Salvador, Aracaju, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Campinas, Niterói, Campo Grande... todos esses lugares e tantos nomes quanto você possa lembrar... já eram. Viraram cidades fantasmas.
 - O que é aquele prédio no final da rua?
Os homens olharam adiante. Paulo respondeu:
 - Não é um prédio, senhor. Aquilo é um muro. Se olhar ao redor do campus, verá que ele é completamente cercado, murado. Agora, para sobreviver, é assim. Os vampiros acabaram com tudo. Os sobreviventes foram empurrados para pequenos povoados. Os primeiros meses foram difíceis de acostumar, senhor. Tem gente traumatizada até hoje. A gente se juntava em lugares menores que as grandes cidades, como esses, e erguíamos muros. Tivemos que aprender a combatê-los, senhor."



Este livro mostra um Brasil completamente diferente do que temos hoje. Ele se passa 30 anos depois da noite que ficou conhecida como A Noite Maldita, onde literalmente do nada, metade da população mundial ou adormeceu, ficou numa espécie de coma ou continuou acordado, dos acordados, metade viraram vampiros. Todos os tipos de comunicações por onda também não existiam mais, ou seja, tv, telefone, rádio, satélites... tudo perdido. Com isso, a natureza ganhou vida, florestas tomaram conta de estradas, a população de várias espécies de animais voltou a crescer, além do ar mais puro e a cor do céu. Uma das primeiras observações de Lucas ao olhar pela primeira vez e notar que não poderia estar em São Paulo, justamente pelo céu claro e ar puro. Temos também novos animais nas matas; algumas pessoas com pena, libertaram os animais de zoológicos, transformando alguns lugares ainda mais perigosos. A vida das pessoas é regida pelo Sol. Quando ele nasce, todos saem felizes para seus afazeres nas fortificações, mas quando ele se põem... o medo volta. Todos se trancam em casa, rezando para que naquela noite os vampiros não ataquem!

"Todos sabiam que o sol trasladava inexorável, alheio às súplicas e á necessidade de mais tempo por parte daqueles bravos guerreiros. O salvador tornava-se carrasco. Ia permitir a escuridão. Ia libertar os noturnos. As criaturas donas da noite. Os caçadores de sangue. Os assassinos cruéis. O sol não se abalava por nada. O sol não sabia ser o que regia a hora da vida e a hora da morte na face da Terra. Ia embora em sua marcha contínua e inabalável. Implacável. Pregando aflição aos homens que lidavam com as cordas numa frágil balsa na superfície iluminada do planeta. Ele ia embora sem sequer notar a existência de oito soldados na margem do rio. Os homens, ignorados, sabiam que, por mais que orassem, o sol continuaria a mover-se. Sabiam que as mãos deviam superar o desespero e fixar as madeiras umas nas outras. Que teriam de correr na estrada. Que teriam de providenciar abrigo. E continuar rezando. Rezando para escaparem do olfato apurado das criaturas. Dos noturnos."



A estória gira em torno de Lucas, pois ele é o trigésimo Bento desperto. Existe uma profecia de que quando trinta Bentos se reunissem, 3 milagres aconteceriam na ajuda contra os noturnos. O livro mostra os percalços dessa jornada, a mudança na personalidade do recém desperto Lucas, que ficava quieto no seu canto, sem saber o que dizer, ao persistente e líder que todos precisavam e também os milagres! Mas não é só da parte humana que se trata o livro, o autor também nos mostra os vampiros, o seu lado da estória e os personagens principais dessa saga que se inicia. Vemos ser criada uma nova profecia e dessa vez pro lado dos vampiros, vemos uma nova organização em nome de um "novo" vampiro, o Vampiro-Rei. Sobre ele, conheceremos mais na próxima obra, a que leva o nome dele, Vampiro-Rei vol. 1 (que agora é vol. 2). Vou reler pra trazer resenha pra vocês!




Na foto anterior vocês podem ver que o Vianco escreve assim, tudo de uma talagada só. Quase não temos descanso. Isso pra mim deixa um suspense ainda maior. A gente vira a página e vê as próximas cheias e pensa "eitaaaa, vem muita coisa pela frente!!!" Fico sem fôlego com livros assim e adoro essa sensação! Outra coisa que gosto e que são sempre presentes nesses livros que tem apocalipses é a crítica a sociedade em que o autor vive naquele momento. Aqui, vemos como o mundo melhorou sem a ação humana, que ele está "respirando" nesse momento. E a atual sociedade do livro. Mesmo com esse desespero por proteção, as pessoas se cuidam e sabem que podem confiar umas nas outras.



Sou suspeita pra falar, adoro o modo como ele escreve e fica muito bem em todos os livros que li dele. Meu sonho é poder resenhar todos haahaha E sempre fico meio triste quando vou resenhar algo do Vianco, afinal é meu autor preferidos e adorei todos que li, sinto uma responsabilidade extra hauhauahu Espero que tenham gostado da resenha, eu adorei reler Bento e to bem contente por poder reler os que tenho! Deixo abaixo outros títulos já resenhados aqui no blog. Até a próxima o/




Acompanhe as redes sociais do blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário